Publicado em: 9 mar 2020

HU de Campina Grande realiza mais de 600 mil procedimentos em 2019

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, realizou em 2019 mais de 600 mil procedimentos assistenciais entre exames, consultas especializadas, cirurgias e internações.

Tais dados integram o Relatório de Desempenho do HUAC – UFCG 2019. O documento está disponível para consulta através do site do hospital, na seção “Transparência”, onde também podem ser verificadas as receitas, despesas, contratos e licitações realizadas.

Teve-se como destaque no ano que passou os atendimentos ambulatoriais na área de geriatria e de reumatologia. Com a contratação de novos profissionais, foi possível obter, comparado ao ano de 2018, um aumento de 385% e 212% nos atendimentos para essas especialidades, respectivamente.

Para o superintendente do HUAC, professor Homero Rodrigues, o Hospital Universitário Alcides Carneiro tem experimentado grandes avanços, particularmente após a adesão à Ebserh, por conta do ingresso de novos profissionais concursados, de investimentos no parque tecnológico e no aperfeiçoamento dos seus servidores. Com isso, está sendo possível oferecer cenários de aprendizagem mais qualificados para os estudantes dos cursos da área de saúde da UFCG, implementar novos serviços e aumentar ​o número de atendimentos disponível para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O superintendente realçou também o grande apoio do Reitor da UFCG, Prof. Vicemário Simões, que tem contribuído significativamente para os resultados alcançados.

Em relação aos procedimentos realizados no Laboratório de Análises Clínicas, foram feitos 382.002 exames. Já o número de exames gráficos e de imagens chegou a 28.377.

Os atendimentos da Unidade de Reabilitação, que integra serviços de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia somaram cerca de 56.800 procedimentos.

Ao lado dos avanços alcançados, uma constatação preocupante chama a atenção: o absenteísmo relacionado ao não comparecimento de pacientes às consultas médicas agendadas, atingindo um índice de aproximadamente 24%. O HUAC realizou 98.446 consultas médicas especializadas e outras 23.327 deixaram de ser realizadas pela ausência do paciente. 

PROCEDIMENTOS

Exames – Laboratório de Análises Clínicas382.002
Exames  – Laboratório de Anatomia Patológica5.805
Atendimentos Pronto-Atendimento2.685
Cirurgias3.149
Pequenas cirurgias6.010
Exames e procedimentos do Caese12.392
Procedimentos em Hematologia97
Exames – Unidade de Diagnóstico por Imagem28.377
Consultas especializadas98.446
Atendimentos em Reabilitação56.800
Internações Pronto-Atendimento5.092

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...