Publicado em: 30 jul 2021

HU da João Pessoa realiza palestras virtuais, rodas de conversa e campanha de incentivo à doação de frascos para leite

Amamentação representa vínculo, afeto, nutrição e proteção para o bebê – Foto: Ebserh

Vínculo, afeto, nutrição e proteção. Quatro palavras que resumem bem a importância do aleitamento materno para os bebês. Para celebrar o Agosto Dourado e a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, elaborou uma programação caprichada.

A iniciativa é coordenada pela Coame, a Comissão de Aleitamento Materno do HULW, e envolve uma série de atividades, como ciclo de webpalestras, rodas de conversa com gestantes e mães, entrega de laços da cor dourada para os funcionários, distribuição de material educativo e divulgação do projeto de extensão “Amamenta Mamãe”, cujo objetivo é apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno pós-alta.

As ações do Agosto Dourado serão desenvolvidas ao longo de todo o mês, mas a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto. “No HULW, faremos um ciclo de palestras com o tema ‘Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. As palestras ocorrerão ao vivo, entre os dias 2, 3 e 4, e o público pode se inscrever pelo e-mail [email protected]”, explica Janine Barbosa, coordenadora da Coame.

No dia 2, às 11h, a palestra será ministrada pela nutricionista Débora Cavalcanti sobre o tema “Intervenção participativa para promoção e apoio ao aleitamento materno por meio de rede social on-line”. O professor Rodrigo Pinheiro, da UFPB, fará a apresentação do dia 3, às 11h, sobre “A legislação e o marketing de produtos que interferem na amamentação”. A última palestra, agendada para o dia 4, às 14h, será feita pela pediatra e neonatologista Ádila Sampaio. Como tema, “promoção e proteção ao aleitamento materno em tempos de pandemia”.

DOAÇÃO DE FRASCOS – Janine Barbosa reforçou ainda que uma das ações da SMAM é a doação de recipientes para acondicionar leite materno. Iniciativa mais que necessária visto que, no momento, o HULW está com o estoque baixo de frascos para tal fim. Quem tiver interesse em colaborar, deve doar frascos de vidro com tampa de plástico (do tipo café solúvel). A entregue deve ser feita na recepção principal do HULW-UFPB. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3206-0722.

“Esses vidros são utilizados para as mães admitidas na Unidade Materno-infantil ordenharem seu leite, quando necessário, no posto de coleta do hospital. A ordenha se repete em média a cada três horas, sendo utilizados vários frascos ao dia. Além disso, também são entregues frascos para as mães doadoras de leite materno que estão em seus domicílios”, explica.

A campanha é voltada ao público interno e também à sociedade em geral. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade em geral e todas as pessoas que exercem suas atividades no HULW sobre a importância da doação dos frascos para armazenar leite humano destinado aos pacientes prematuros, de baixo peso e/ou impossibilitados de serem amamentados pela própria mãe”, diz.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...