Publicado em: 6 maio 2020

HU da Capital disponibiliza leitos de UTI para adultos com Covid-19

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, passa a receber pacientes adultos com suspeita e/ou confirmação de Covid-19 a partir da segunda-feira (4). São disponibilizados14 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto com o intuito de desafogar o sistema de saúde no Estado e garantir maior assistência às pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. Com a mudança, o HULW deixa de ser referência para crianças e adolescentes com a doença.

A ampliação da cobertura de leitos de UTI adulto foi possível graças a uma parceria firmada com a Secretaria de Saúde de João Pessoa que fará, junto à Secretaria de Estado da Saúde, a regulação desses pacientes. O gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Ângelo Melo, lembra que, nos casos de Covid-19, o atendimento não se dará por demanda espontânea. “Todos os pacientes deverão ser encaminhados pelas Centrais de Regulação Estadual e Municipal”, reforçou.

Segundo a Secretaria de Saúde de João Pessoa, o hospital atendeu a uma requisição da administração pública para reforçar o atendimento diante do agravamento da crise causada pelo novo coronavírus. “O hospital, diante do quadro de pandemia e da necessidade de unirmos forças no combate à Covid-19, coloca-se à disposição de João Pessoa e da Paraíba nessa missão que nos foi confiada, que é de salvar vidas”, declarou o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Ângelo Melo.

A parceria foi oficializada na tarde do sábado (02) e a confirmação foi feita no domingo (03) pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo. “Neste momento de enfrentamento da doença, todo leito aberto é a garantia de que mais vidas serão salvas. O Hospital Universitário atendeu à solicitação da Prefeitura, somando esforços nesta batalha diária que estamos travando contra o vírus. Voltamos a pedir para a população que fique em casa. Teremos um mês difícil pela frente e o isolamento social se faz ainda mais importante”, explicou Cartaxo. Ao todo, João Pessoa conta com 142 leitos, entre enfermarias e UTIs, para enfrentamento da doença.

Novo Cenário

Com a mudança, o Hospital Universitário Lauro Wanderley passa a não mais atender crianças e adolescentes infectados pelo novo coronavírus, conforme havia sido firmado inicialmente. Em janeiro deste ano, ficou definido que o HULW seria instituição de referência para crianças com suspeita de Covid-19 na Paraíba.

Na ocasião, foram colocados quatro leitos à disposição da Secretaria de Estado da Saúde para atender pacientes com necessidade de isolamento e ventilação mecânica, sendo três de isolamento simples na Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP) e um leito na UTI Pediátrica.

O público infanto-juvenil será regulado para o Hospital Infantil do Valentina, que já vinha recebendo pacientes diagnosticados com a doença e seguirá como a principal referência para casos nessa faixa etária, com 10 alas para tratamento intensivo e 30 leitos de enfermaria.

Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos. Também vem atuando na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...