Publicado em: 15 maio 2020

HU da Capital cria Central de Teleatendimento para oferecer assistência remota a usuários

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, criou uma Central de Teleatendimento para oferecer orientação remota a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que são assistidos pela instituição. Desde março, exames e consultas ambulatoriais estão suspensos na unidade de saúde, devido às ações de enfrentamento da pandemia de covid-19. A Central de Teleatendimento começa a funcionar na próxima segunda-feira (18).

O novo serviço é exclusivo para quem é acompanhado por profissionais do Hospital Universitário, ou seja, não serão aceitos pacientes novos. Conforme o planejamento, pelo menos 40 profissionais irão realizar assistência remota aos usuários do HULW. Os atendimentos ocorrerão por meio de ligação do aplicativo de mensagens WhatsApp ou da plataforma Teams, da Microsoft. Será ofertado teleatendimento nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia.

“Como ocorreu o fechamento do ambulatório, para evitar grande aglomeração de pessoas no local bem como para que o hospital pudesse oferecer um maior apoio ao enfrentamento do coronavírus, houve a necessidade de, por meio do teleatendimento, nós continuarmos dando assistência a esses pacientes mesmo que a distância”, explica Ângelo Melo, gerente de Ensino e Pesquisa e superintendente em exercício do HULW.

Ele também destacou a importância da iniciativa para a assistência à população. “Nós estamos com um ambulatório fechado há praticamente dois meses, e os pacientes precisam ter um monitoramento, uma orientação, um apoio assistencial nesse momento. Não é possível realizar uma teleconsulta porque seria necessário termos plataformas muito mais complexas, e sabemos da dificuldade de acesso dos pacientes a essas ferramentas. Mas a teleorientação e o telemonitoramento vão ajudar bastante agora, principalmente aos pacientes com enfermidades crônicas”, afirma Ângelo Melo. 

QUATRO LINHAS TELEFÔNICAS

Para a execução do projeto de telemedicina do Lauro Wanderley, foram definidos dois tipos de teleatendimento: a teleorientação e o telemonitoramento. O acesso dos pacientes ao serviço será por meio de uma central telefônica com quatro linhas, que vão contemplar 12 especialidades: Grupo 1 – Reumatologia, Dermatologia, Nefrologia; Grupo 2 – Hematologia, Oncologia, Endocrinologia; Grupo 3 – Cardiologia, Pneumologia, Pediatria; Grupo 4 – Neurologia, Geriatria, Psiquiatria. Antes do teleatendimento, ocorrerá uma triagem, para verificar se o paciente tem perfil para receber assistência a distância.

LINHAS DA CENTRAL DE TELEATENDIMENTO

TELEFONEESPECIALIDADES
3206-0691Reumatologia/Dermatologia/Nefrologia
3206-0692Hematologia/Oncologia/Endocrinologia
3206-0693Cardiologia/Pneumologia/Pediatria
3206-0694Neurologia/Geriatria/Psiquiatria

Triagem de pacientes – Quando o usuário ligar para um dos números fornecidos pelo HULW, será aplicado um questionário e definido se o paciente está apto para o atendimento. Em seguida, haverá a coleta de dados para agendamento. Depois, é indagado se ele tem acesso à internet e a e-mail. Caso contrário, o atendimento ocorrerá por meio de ligação de um aplicativo de conversa. Depois do paciente passar por triagem, será agendada uma data, na grade de cada profissional que está fazendo o telatendimento, conforme o dia que ele costuma atender no ambulatório do HULW. Previamente, os usuários serão comunicados sobre data e horário do atendimento.




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