Publicado em: 26 mar 2020

Hospital Universitário de Campina Grande recebe doações de EPI’S

Em meio aos casos crescentes do coronavírus (Covid-19) no país, ações de apoio aos hospitais e aos profissionais de saúde também estão aumentando. Assim, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, tem recebido doações de equipamentos de proteção individual (EPI) para os seus profissionais.

Embora o HUAC tenha se empenhado em fornecer tais equipamentos para seus colaboradores, há o risco de desabastecimento pela impossibilidade de envio por parte dos fornecedores diante do cenário de escassez mundial desses insumos.

Por isso, a Alpargatas, empresa de calçados e equipamentos esportivos, doou 100 óculos de proteção, 500 máscaras com filtros mecânicos e 100 macacões para o hospital. Já o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concedeu 150 protetores faciais desenvolvidos pelo próprio Núcleo.

Além das doações de insumos, o Hospital Universitário recebeu R$ 50 mil por decisão da Justiça Federal através de solicitação feita pelo Ministério Público Federal (MPF). O valor é oriundo de recursos procedentes de ações de execução penal. Já por decisão da Justiça do Trabalho, através de solicitação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi liberado para o HUAC o montante de R$ 37 mil. Tais valores vão ser utilizados para compra de medicamentos, EPI’S e itens médico-hospitalares.

Para aqueles que quiserem contribuir com doação de insumos como álcool em gel, luvas e máscaras para o Hospital Universitário Alcides Carneiro, basta entrar em contato com o superintendente da instituição, professor Homero Rodrigues, através do e-mail ([email protected]).

Sobre a Ebserh     

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...