Hospital de Trauma de João Pessoa realiza ação de conscientização sobre queimaduras
Os números de pessoas acometidas por acidentes envolvendo queimaduras voltaram a crescer após o período pandêmico, fator que gera preocupação entre os profissionais de saúde que atuam, diariamente, frente à recuperação desses pacientes. No Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, não é diferente. Com a finalidade de informar e conscientizar as pessoas sobre os meios de prevenção aos acidentes envolvendo queimaduras, a unidade de saúde fará uma grande mobilização no Busto de Tamandaré, nesta quinta-feira (9), às 17h.
O evento faz parte da 20ª Campanha de Prevenção às Queimaduras Marcas que Ficam Para Sempre. No local, será montada uma tenda com a presença da equipe multiprofissional da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), que realizará minipalestras sobre a prevenção de queimaduras e distribuição de folders. Na ocasião, a população poderá tirar dúvidas sobre os vários tipos de queimaduras e como proceder numa situação de emergência, também poderá aprender sobre a segurança dos fogos de artifícios e fogueiras.
Para o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, o objetivo é conscientizar a sociedade, durante este período junino, e evitar que os números de queimaduras cresçam. “Nossas campanhas em anos anteriores surtiram efeito. Por isso, estamos realizando essa ação com muita alegria e com nossa equipe completa, a fim de levar informações importantes para pessoas que irão passar em nossa tenda. Do mesmo jeito que realizamos um trabalho humanizado no Hospital de Trauma, estaremos fazendo neste evento”, ressaltou.
Karla Dias Barros ainda lembra dos momentos de dor que passou na véspera de São João, em 2019, quando sua filha de seis anos caiu numa fogueira. “O susto foi enorme. Eu pensei sim que perderia a minha filha. É uma dor que só quem é mãe pode sentir ao ver o seu filho naquela situação, mas graças a Deus ela está bem e recuperada. O acidente é sempre muito rápido, então o cuidado deve ser redobrado. Ela estava brincando no quintal próximo a uma fogueira e houve uma explosão que atingiu várias partes do corpo dela. Agora os cuidados são redobrados”, salientou.
Segundo o setor de estatísticas da unidade de saúde, em 2021, mais de 900 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura (469), contato com o objeto em alta temperatura (149), por fogo (72), fogos de artifício (18), produto químico (28), eletricidade (nove), insolação (sete), caravelas (dois), entre outros.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter