Hospital de Queimadas encerra cirurgias de 2021 do Opera Paraíba contabilizando 419 procedimentos
Na última etapa deste ano do Programa Opera Paraíba, o Hospital Geral de Queimadas realizou 27 cirurgias, neste final de semana, em pacientes de 12 municípios da região. Foram realizados 15 procedimentos no sábado (11) e mais 12 no domingo (12). Foram cirurgias de hérnias (diversos tipos), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia total (retirada do útero) e tratamento cirúrgico de hidrocele (acúmulo de líquido na bolsa escrotal). Os procedimentos ocorreram sem nenhuma complicação e os pacientes, após observação que varia de caso a caso, voltarão para casa com seus problemas resolvidos. No cômputo geral, a unidade realizou 419 cirurgias este ano apenas pelo Opera Paraíba.
Os 419 procedimentos do Opera Paraíba realizados no Hospital de Queimadas foram feitos em vários mutirões de final de semana. Em agosto, aconteceram 60 cirurgias. Em setembro, 179 cirurgias de catarata e outros 55 procedimentos foram realizados. Em outubro, foram mais 47 cirurgias, em novembro outras 51 e agora, em dezembro, mais 27 procedimentos foram realizados, estes últimos neste final de semana, quando foram contemplados pacientes dos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Umbuzeiro, Aroeiras, Natuba, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité e Queimadas.
“Estamos muito felizes em poder ter dado nossa contribuição para melhoria da qualidade de vida destes paraibanos. As cirurgias transcorreram dentro do esperado, sem nenhuma intercorrência e, mais uma vez, a equipe de profissionais do Hospital Geral de Queimadas está de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido”, destacou o diretor geral da unidade, médico Flávio Daniel, que, inclusive, integra a equipe de cirurgiões do hospital e participou do mutirão deste final de semana.
A agricultora Marta Barbosa, de Lagoa de Jucá, distrito de Alcantil, fez uma cirurgia de vesícula. Ela esperava mais de um ano pela cirurgia e sofria bastante dores. “A dificuldade é grande e é muito difícil para a gente que mora onde não tem hospital que faça a cirurgia. Essa chance de fazer a cirurgia e resolver meu problema foi uma benção e estou muito feliz agora porque consegui e não vou ter mais dor”, disse ela. Outra agricultora Verônica de Brito Silva, de Natuba, também fez uma cirurgia de vesícula. Ela esperava pelo procedimento há três meses. “Agora estou tranquila graças a esse Programa”, destacou ela. Ambas fizeram o procedimento nesse domingo (12).
A estudante Adriana Costa, da cidade Campina Grande, fez uma histerectomia no sábado. A pescadora da cidade de Cabaceiras, Joselma Pereira, fez uma retirada de hérnia e esperava pelo procedimento há dois anos. O agricultor José Márcio, da cidade de Barra de São Miguel, fez a cirurgia de uma hérnia que o incomodava há dois anos. Os três pacientes foram operados no sábado (11) e agradeceram a oportunidade e disseram estar felizes em poder, enfim, voltar para casa com os problemas de saúde resolvidos.
O médico Flávio Daniel lembra que já são quase 13 mil cirurgias realizada pelo Programa Opera Paraíba em todo o estado e que isso fez muita diferença na vida destas pessoas. “A direção do HGQ e todos que fazem parte dessa família do Hospital Geral de Queimadas se sentem muito gratificados por estarmos contribuindo com a resolução dessas cirurgias e melhorando a qualidade de vida destes pacientes, alguns até que esperavam por esse procedimento há tempos”, disse o diretor, lembrando que o Opera Paraíba é um programa de altíssima qualidade e resolutividade.
“Parabéns ao nosso governador João Azevêdo, aos nossos secretários de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, Dr. Daniel Beltrammi; Dra. Renata Nóbrega e ao coordenador do Programa, Dr. Adilson Jr, e a todos os profissionais os quais incluo, especialmente, a nossa equipe, por tão importante e relevante iniciativa”, finalizou o cirurgião Flávio Daniel.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter