Publicado em: 8 fev 2014

Hemocentro participa de gincana da Unipê com coleta externa de sangue

1295353055193-doacao-de-sangueO Hemocentro de João Pessoa participa nesta segunda-feira (10) do “Trote pela Vida”, que está sendo organizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipê. No horário das 8h às 17 h, uma unidade móvel de coleta de sangue estará no Campus, nas proximidades do Espaço de Vivência do Aluno (EVA), para atender aos alunos que queiram fazer a sua doação de sangue.

“Estamos felizes por mais esse parceiro na luta pela vida”, disse a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, ao destacar que o órgão tem buscado novas parcerias para aumentar ainda mais o número de doadores.

O presidente do Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Sérgio Gerarde, que está organizando as ações, explicou que o “Trote pela Vida” quer coletar sangue para o Carnaval. Segundo informou, será uma gincana para conseguir doadores, tendo em vista a proximidade do Carnaval, período de baixa no estoque do Hemocentro da Paraíba. A turma que mais conseguir doações ganhará kits de Arquitetura, com todos os materiais necessários para o curso, como réguas, lapiseiras, compassos, esquadros, dentre outros.

 

“Nós que fazemos o Diretório Acadêmico de Arquitetura ficamos bastante felizes com a compreensão por parte do Hemocentro em dar apoio a esta iniciativa e ter acreditado em nosso compromisso de querer ajudar ainda mais o próximo, pois estamos preocupados com o meio ambiente e com a vida e estas ações vêm mobilizando todo o alunado da Instituição”, destacou Sérgio Gerarde.

Reforço – Segundo a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, este mês estão programadas 11 coletas externas de sangue em João Pessoa. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda.

Próximas coletas- No dia 11, a coleta acontecerá no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; no dia 12, na Concessionária de Veículos Fiori – na BR-230 – Estrada de Cabedelo; dia 15, numa Ação de Cidadania, no conjunto Valentina de Figueiredo, durante a festa de aniversário do Jornal Porta do Sol. No dia 18, a coleta de externa de sangue acontece na Central de Aulas da UFPB; no dia 19, será a vez da faculdade FPB, na Rua Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, receber a unidade móvel do Hemocentro. No dia 20, a coleta será realizada no Detran, em Mangabeira; e nos dias 22, 26 e 27, respectivamente, as coletas serão realizadas mais uma vez na Lagoa.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

– Pesar acima de 50 quilos;

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

Portal do litoral PB com Secom-PB




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...