Greve da Uber e 99 tem adesão parcial e aumento no preço das viagens
Passageiros que tentam usar aplicativos de transporte como Uber e 99 na manhã desta segunda-feira (15) enfrentam cancelamento de corridas, maior tempo de espera e aumento de até 50% nos preços na Paraíba é em todo Brasil. O motivo é a greve de motoristas, que pedem aumento no pagamento feito pelas plataformas e melhores condições de trabalho.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, passageiros na área de desembarque foram pegos de surpresa pela paralisação e enfrentavam mais transtornos do que o normal para conseguir um veículo.
Em João Pessoa, a enfermeira Maria Mirtes relatou que de sua casa para o trabalho pagava sempre R$ 19,00 corrida com a Uber, mas, hoje teve que pagar R$ 31,00 após uma hora de espera um aumento significativo. “Eu não estava sabendo dessa greve, só soube quando cheguei no trabalho e alguns colegas relataram a situação “, ela conta.
Quem acessava o aplicativo na manhã desta segunda encontrava um aviso de que os preços estavam acima da média. Na maior parte dos casos que a reportagem acompanhou, porém, os usuários conseguiram corridas apesar do valor mais alto e maior tempo de espera.
“Nós estamos parados, a maioria que está saindo é porque tem clientes particulares”, disse o motorista Admilson, 41. “Tem gente que vai trabalhar porque as dívidas não vão deixar ele ficar parado.”
A avaliação de organizadores da greve era positiva.
Eles pedem um valor mínimo por corrida e aumento da taxa que é repassada ao condutor. Os trabalhadores reclamam que eventuais reajustes nas tarifas cobradas de passageiros não chegam aos motoristas, justamente porque a retenção feita pelo aplicativo é variável.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter