Governo do Estado inaugura Delegacia de Polícia em Santa Rita
O Governo do Estado inaugurou, na tarde deste sábado (31), a 5ª Delegacia Seccional de Santa Rita, que a partir desta segunda-feira (2) começa a funcionar também com a Delegacia de Homicídios. Na reforma do prédio alugado e na aquisição de móveis e equipamentos foram investidos R$ 55 mil. Também foram entregues sete viaturas policiais às Delegacias da região.
Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho destacou que estudos do mapa da violência no país apontam que a Paraíba é o 2º estado do Brasil com a maior queda no percentual de homicídios e acrescentou: “Nossas polícias, a Militar e a Civil, compreenderam a necessidade de convergirem as suas ações, afinal somos servidores do povo, e as duas polícias têm dialogado”, comentou.
Ricardo Coutinho acrescentou que os investimentos continuam sendo feitos em viaturas, armamentos, coletes balísticos, tecnologia e capacitação profissional dos policiais objetivando dar respostas à sociedade com ações preventivas e de investigação. Ele ressaltou ainda o empenho dos oficiais e praças da PM e dos delegados, escrivães e demais profissionais da Polícia Civil, acrescentando que hoje as duas polícias da Paraíba têm o reconhecimento nacional pela eficiência em seu trabalho.
A nova Delegacia de Santa Rita, que antes funcionava na Delegacia da Mulher, atenderá a demanda das populações de sete municípios: Santa Rita, Sobrado, Sapé, Mari, Lucena, Cruz do Espírito Santo e Riachão do Poço.
O titular da 5ª Delegacia Seccional de Santa Rita é Everaldo Medeiros. No total atuarão na região 53 policiais civis. Antes, a Delegacia funcionava na Delegacia da Mulher.
O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, afirmou que Santa Rita necessitava de uma delegacia especializada em homicídios e que a 5ª Delegacia Seccional também atenderá a população com registro de boletins de ocorrências.
A juíza da Comarca de Bayeux, Conceição Marcicano, reconheceu os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na segurança pública e disse que tem sido positiva a parceria dos poderes Executivo e Judiciário.
“Considero muito positiva a instalação desta delegacia. O judiciário depende também de que as Polícias Militar e Civil tenham boas condições de trabalho e suas ações refletem no nosso trabalho e essa parceria nos deixa muito felizes. As dificuldades existem, mas as ações por parte do Governo tentam minimizar os efeitos da criminalidade que é recorrente no país”, enfatizou.
A moradora de Santa Rita, Antonia Rodrigues da Silva, 84 anos, afirmou que a chegada de uma delegacia em sua cidade vai trazer mais segurança e mais tranquilidade para todos e para cidades vizinhas também.
Diversos secretários de Estado, delegados e delegadas da Polícia Civil participaram da solenidade de inauguração, incluindo o delegado geral Carlos Alberto e delegado geral adjunto Isaias Gualberto, além do delegado Wagner Dorta, da 1ª Superintendência da Polícia Civil, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.
Secom-PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter