Funesc apresenta Alessandra Leão com o show ‘Macumbas e Catimbós’
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) traz a João Pessoa a cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão. O show faz parte da turnê de lançamento do álbum ‘Macumbas e Catimbós’ e acontece nesta quinta-feira (30), às 21h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada). Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site Sympla. No dia da apresentação, a bilheteria funciona no local e abre uma hora antes.
Na capital paraibana a artista será acompanhada pelos músicos Maurício Badé e Abuhl Jr. O show terá, ainda, participações da Mestra Ana do Coco e Janduí, do Coco do Quilombo do Ipiranga (Gurugi). Alessandra assina a direção artística do show e divide a produção musical com Caê Rolfsen. O álbum foi indicado ao Grammy latino em 2019 e o show foi classificado como um dos três melhores do ano passado de acordo com a Folha de São Paulo.
Macumbas e Catimbós – O álbum tem como formação instrumental, voz e um trio de ilús (tambores usados nos terreiros de Pernambuco), o repertório é composto por músicas de Alessandra e temas tradicionais da Jurema, Candomblé e Umbanda. Essas religiões de matriz africana e indígena têm uma relação bastante singular com a música. Seu papel nunca é secundário nos rituais e celebrações. É a música quem conduz e sustenta a maior parte dos trabalhos, é fundamental para o transe, para a conexão e comunicação com o sagrado. Para além dos rituais, a “música de terreiro” é de suma importância na formação cultural do Brasil, tanto quando se apresenta de maneira mais próxima à realizada nos terreiros (voz e percussão), quanto quando influencia outros gêneros musicais, seja por meio dos ritmos ou de caminhos melódicos e poéticos.
‘Macumbas e Catimbós’ é uma oferenda, uma afirmação da fé e da arte em tempos de aumento da intolerância religiosa no Brasil; uma afirmação da importância das tradições que nos sustentam cultural e espiritualmente.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter