Fundação Casa de José Américo comemora aniversário de seu patrono com material inédito
A Fundação Casa de José Américo (FCJA) celebra os 137 anos do nascimento de seu patrono com o lançamento de vídeo sobre as descobertas feitas a partir dos seus manuscritos. O vídeo será lançado nesta quarta-feira (10) no site da Fundação (fcja.pb.gov.br) e em seu canal oficial no YouTube.
O acervo de José Américo está sendo investigado por meio do projeto de pesquisa “Manuscritos de José Américo de Almeida: identificação e descrição de documentos”, que tem na coordenação a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Claudialyne Araújo. A equipe ainda é formada pelo professor e pesquisador Mozart Vergetti e pelos professores e colaboradores Danielle Alves (Ciência da Informação) e Thiago Medeiros (Paleografia).
A Paleografia, definida como o estudo das antigas formas de escrita, incluindo sua datação, decifração, origem e interpretação, é a principal ferramenta do projeto. A iniciativa é fruto da parceria da FCJA com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
Fernanda Albuquerque, vice-presidente da FCJA, enfatiza a importância de comemorar essa data presenteando o público com novas facetas de José Américo de Almeida. “O trabalho desenvolvido pela Fundação é fundamental para a preservação, pesquisas e divulgação do seu patrono. Os manuscritos que estão sendo estudados revelam ainda mais sobre esse homem das letras, o homem de Areia”, diz.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter