Publicado em: 10 maio 2018

Fórum de Mangabeira digitaliza 4 mil processos em pouco mais de dois meses

O Fórum Regional de Mangabeira da Capital paraibana já digitalizou até ontem (9) um total de 4 mil processos em pouco mais de dois meses. O objetivo é a migração para o Processo Judicial eletrônico (PJe). Os trabalhos de digitalização dos processos físicos se aproxima da conclusão. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (10), pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

Desde a implantação da ferramenta Digitaliza, no dia 1º de março, dez servidores estão atuando na virtualização, para alcançar um total de 6.200 processos, até o final do mês de maio, segundo explicou o diretor da unidade, juiz Meales Medeiros de Melo.

“Aqui em Mangabeira, existem oito varas, sendo seis, da Justiça Comum e dois Juizados. As duas únicas varas que não terão todos os feitos digitalizados são as que têm competência criminal, no caso, a 3ª e a 6ª Vara Regional, visto que são processos que não tramitam, ainda, no PJe. As demais – duas varas de Família, duas Cíveis e dois Juizados Especiais – terão todos os processos virtualizados”, adiantou o magistrado.

A ferramenta está sendo experimentada e aprimorada, de forma piloto, no Fórum de Mangabeira e, paralelamente à realização da digitalização, está sendo produzido o manual que vai orientar o funcionamento do procedimento. Conforme o magistrado, a finalidade não é só virtualizar os processos físicos, mas, também, encontrar formas de gerenciar e acompanhar o projeto, com o propósito de levantar informações e dados que possibilitem a expansão da ferramenta para outras unidades judiciárias, posteriormente.

“Por enquanto, as primeiras dificuldades foram de origem técnica e foram superadas praticamente na primeira semana. Depois, os processos entraram numa linha de montagem, até agora, com muito sucesso. Não houve reclamações e as pessoas estão muito satisfeitas. Até o clima no cartório já é outro, pois estamos vendo aquele sonho virar realidade aqui no Fórum”, revelou o juiz, ressaltando, ainda, a importância do empenho de toda a equipe envolvida na atividade.

O planejamento do trabalho foi feito junto à Diretoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba, para ser concluído em doze ciclos, cada um, correspondente a uma semana de trabalho. “Estes ciclos de produção são importantes para o acompanhamento do trabalho e dos resultados. Estamos entrando na décima semana, já com um número bem expressivo de feitos digitalizados, um resultado maior do que o que havíamos projetado. Passamos de 4 mil processos hoje”, afirmou Meales.

O juiz explicou que os 6.200 processos previstos correspondem a feitos ativos, o que significa dizer que nem todos serão digitalizados por não se encontrarem no Fórum. “Muitos não estão no cartório: alguns, foram remetidos ao Tribunal de Justiça, outros, se encontram na Contadoria ou estão fora por alguma razão e, eventualmente, não serão digitalizados por estes motivos, visto que estamos entrando numa fase de conclusão dos trabalhos”, adiantou.

 

 

ClickPB

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...