“Formação Conservadora”: Carluxo lança curso de marketing e família Bolsonaro dá início a movimento paralelo na política
Alek Maracaja
A saga de Carluxo e suas incríveis trapalhadas no mundo do marketing digital continua firme e, no último episódio desta comédia, temos a cereja do bolo: Carluxo lança curso de marketing digital “Formação Conservadora”, oferecido pela Eduardo Bolsonaro Cursos Ltda. É quase como confiar nossas crianças aos cuidados da Cuca, não é mesmo?
Afinal, Bolsonaro já perdeu muito por conta de erros infantis em sua estratégia de marketing. Mas nem sempre foi assim. É preciso ressaltar que, lá atrás, no início das primeiras investidas de Bolsonaro nas mídias digitais, algumas ideias deram certo, mas faltou maturidade (e conhecimento) para acompanhar as mudanças de público, tendências e mercado.
Analisando o crescimento exponencial de Jair Bolsonaro nas redes sociais em 2017, podemos dizer que ele parecia ter encontrado a fórmula perfeita da comunicação direta e prática com o povo brasileiro, como um mágico tirando coelhos da cartola. No entanto, durante o seu mandato, parece que o mesmo mágico esqueceu seus truques.
Imagine Bolsonaro se dirigindo ao seu famoso “Cercadinho”, onde diariamente falava com apoiadores e imprensa. Essa estratégia, que deveria ser um momento de conexão e fortalecimento, acabou se transformando em uma série de episódios de “Como Não Fazer Comunicação – a série”.
Alek Maracaja
E aqui entra Carlos Bolsonaro, o filho e estrategista de marketing, que, em vez de ajudar, às
vezes parecia mais um cozinheiro de um prato só: confusão. Durante as crises, as estratégias de Carlos não só deixavam a desejar, mas também pareciam jogar mais lenha na fogueira.
O intrigante é que toda aquela estratégia de sucesso, que cativou tantos eleitores na pré-campanha e durante a eleição, parece ter sido deixada de lado assim que Bolsonaro assumiu a presidência. Era como se a equipe tivesse perdido o manual do sucesso após a vitória. Em vez de seguir a receita que havia dado certo, optaram por improvisar – e todos sabemos o que os improvisos na política podem causar.
Agora, voltando o olhar novamente para essa proposta de curso, esta soa como uma oportunidade para aglutinação de seguidores, apoiadores e entusiastas, em outras palavras, parece a formação de um movimento paralelo de apoio à manutenção dos ideais bolsonaristas.
O que estou querendo dizer é que estamos às vésperas das eleições municipais de 2024, certo? Então o clã Bolsonaro está, em outras palavras, abrindo um canal direto de formação e relacionamento com vereadores e prefeitos de todo o Brasil. Mais um motivo para o PL ficar de olho, não acha?
Então, o lançamento do curso aconteceu no último domingo (28), durante uma live que contou com uma audiência de mais de 1,4 milhão de espectadores no YouTube. Além de Carlos, estavam presentes na live de apresentação o próprio Bolsonaro, Flávio e Eduardo.
Essa live, portanto, simbolizou uma abordagem estratégica da família Bolsonaro para consolidar sua influência no cenário político brasileiro, ao mesmo tempo em que buscava capacitar novas lideranças dentro da ideologia conservadora, através da promoção do curso de formação.
Porém, é preciso lembrar que, em meio a esse verdadeiro “movimento paralelo” que foi o lançamento desse curso, muitas das vezes que a comunicação de Bolsonaro soou incorreta, desproporcional ou deslocada aconteceram devido à interferências externas, mais precisamente, devido às interferências dos filhos, mais estrondosamente à influência do, agora professor, Carlos Bolsonaro.
Mas, do outro lado da moeda e como obj
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter