Fabíola Rezende ressalta a importância da vacinação animal no Dia Mundial das Zoonoses
A vereadora e protetora Fabíola Rezende (PSB) ressaltou a importância da ampliação da oferta de vacinas contra zoonoses em João Pessoa. Ela aproveitou o Dia Mundial das Zoonoses, que ocorre nesta quarta-feira, dia 6 de julho, para reafirmar a necessidade de se aumentar, além da antirrábica que já é disponibilizada, os tipos de imunizantes para prevenir doenças em cães.
Fabíola Rezende ressaltou que o projeto de sua autoria prevê o incentivo à disponibilização de vacinas múltiplas como contra cinomose, leptospirose, parvovirose, aos cães, cujos donos sejam residentes no município de João Pessoa. “Os veterinários lembram que algumas dessas doenças, como cinomose e parvovirose, são comuns e perigosas. Por isso, é extremamente importante que o cão tenha essa vacina”, enfatiza.
As vacinas múltiplas são essenciais para a saúde do animal. “Elas protegem contra uma série de doenças muito graves, das quais você nunca vai ouvir falar até seu pet parar no veterinário muito doente: cinomose, parvovirose, coronavirus, influenza, adenovírus e hepatite infecciosa, leptospirose (leptospirose canicola e leptospirose icterohaemorrhagiae)”, apontou Fabíola Rezende. Ela lembra que a leptospirose pode ser transmitida ao homem.
A vereadora apontou que “os cães podem transmitir algumas doenças aos seres humanos quando não são devidamente tratados. Pêlos, saliva, patas, urina e fezes de animais podem conter diversos microrganismos capazes de ocasionar doenças em crianças, jovens, pessoas adultas e idosas”. Fabíola complementa: “Portanto, com o fornecimento dessas vacinas no município, as pessoas que não possuem condições para pagar poderão cuidar da mesma forma dos seus cães sem esta preocupação econômica. Ajudará combatendo a transmissão de doenças”.
Fabíola Rezende comentou que a vacinação é uma das formas mais eficientes para se evitar doenças nos seres humanos e que isso ocorre também com os animais. “As vacinas salvam vidas, e vidas animais também”, comentou. “É preciso proteger os animais contra as zoonoses com as vacinas. É uma questão de saúde geral, porque garantir a saúde dos animais é uma maneira também de proteger a saúde das pessoas”, completou.
Sobre a data
O Dia Mundial das Zoonoses ocorre no dia 6 de julho para lembrar que nessa data, no ano de 1885, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu aplicar com êxito pela primeira vez a vacina contra raiva. O imunizante foi utilizado em um jovem que havia sido mordido por um cão. A data serve para ressaltar a importância das vacinas para prevenir doenças.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter