Fabíola Rezende destaca importância das ações e serviços do Governo do Estado na proteção e saúde animal
A Gerente Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal no estado, Fabíola Rezende destacou a importância das ações e serviços que o Governo do Estado vem realizando na área de proteção e saúde animal.
Nesta terça-feira, (9) O governador João Azevêdo (PSB) visita nesta terça-feira (9) os municípios de Campina Grande e Sousa, para entregar e anunciar novos serviços na área da saúde. Às 9h desta terça-feira, ele estará em Campina Grande, quando irá inaugurar a sede da Gerência Operacional da Política da Causa Animal, que tem como objetivo promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de conscientizar a sociedade em relação aos cuidados e proteção.
No evento de inauguração também haverá a entrega do primeiro castramóvel para expansão do controle populacional de cães e gatos na região polarizada pela cidade de Campina Grande. A sede da Gerência Operacional da Política da Causa Animal a ser inaugurada está localizada à Rua Isolda Barros Torquato, 371, no Bairro Bodocongó.
Na parte da tarde, o chefe do Poder Executivo paraibano visitará o município de Sousa, onde, às 15h, anunciará a implantação do novo Hospital da Mulher do Sertão, que atenderá 40 municípios integrantes das 8ª, 9ª, 10ª e 13ª Regiões de Saúde.
As ações voltadas à causa animal vêm sendo desenvolvidas pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o ano passado e, em fevereiro deste ano, a jornalista e radialista Waléria Assunção passou a integrar a Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal como agente de Programas Governamentais da SES e assumiu a Coordenação do Programa Paraíba PET na região polarizada pela cidade de Campina Grande.
Já a Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal no estado tem como gestora a também ativista e protetora Fabíola Rezende e o Paraíba Pet foi anunciado e apresentado pelo governador João Azevêdo em outubro de 2023. Na oportunidade, o governador também assinou o decreto de implantação da Delegacia do Meio Ambiente de Campina Grande, responsável pelo combate aos maus-tratos e aos crimes contra os animais.
O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
O programa é baseado nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.
A ação traz a implantação de castramóveis (ônibus adaptados) para atuarem junto aos profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado. Também estão sendo trabalhados projetos de cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos, além de outras políticas, como a implantação do disque-denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter