Exposição Nascentes e mostra de Artesanato e Artes Visuais são atrações no Celeiro Espaço Criativo
Continua aberta ao público, na Galeria do Celeiro Espaço Criativo, a exposição Nascentes, que reúne registros fotográficos, feitos pelo técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), durante vistorias nas áreas de nascentes de rios. O Celeiro Espaço Criativo fica na Avenida João Cirilo da Silva, 850 – Altiplano Cabo Branco, e a exposição, bem como a mostra de Artesanato e Artes Visuais, podem ser vistas de segunda a sexta, das 9h às 15h e aos sábados das 10h às 14h.
A exposição reúne fotografias feitas pelos biólogos, engenheiros ambientais, geógrafos, arquitetos e demais profissionais que trabalham na Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, atuando nas ações de planejamento, fiscalização, recuperação e preservação de áreas verdes da cidade. Paralelo ao registro fotográfico, os técnicos elaboraram ainda o Relatório Nascentes, que faz um levantamento de áreas selecionadas, entre nascentes e trechos de rios, avaliando a presença de mata ciliar, avalição do estágio de regeneração da vegetação, impactos ambientais negativos como desmatamento, deposição de resíduos sólidos domésticos, eletrônico, lançamento de efluentes líquidos, ocupação irregular, entre outros. O documento contribui para as práticas de conservação, preservação, fiscalização e orientação dos processos de licenciamento ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a exposição e o Relatório Nascentes são documentos imprescindíveis para ações presentes e também para o futuro. “A qualidade da água que consumimos, bem como a saúde dos nossos rios, depende das ações que estamos fazendo nas áreas das nascentes. Essa é uma das ações mais impactantes na qualidade de vida da população de João Pessoa”, concluiu.
Mostra permanente de artesanato – Além da Galeria onde está montada a exposição Nascentes, o Celeiro mantém a mostra de Artesanato e Artes Visuais, que reúne diversas tipologias do artesanato paraibano, com peças em cerâmica, tecido, telas, rendas, entre outros. O Celeiro passou por reformas e manutenção predial em alguns ambientes, mas continuou funcionando, sem interromper as atividades no início de 2020. Somente após o início da pandemia do Coronavírus e respeitando os Decretos Municipais, foram interrompidas as atividades.
Agendamento e protocolos – Em respeito aos protocolos sanitários de prevenção da Covid-19, a equipe do Espaço Celeiro Criativo está fazendo o agendamento de grupos interessados em visitar a exposição, bem como os demais espaços do Celeiro. São agendadas até dez pessoas no máximo, pelos telefones 3252-2100 e 2352-2100. As visitas espontâneas serão mantidas, mas haverá preferência pelo agendamento, podendo permanecer no prédio até dez pessoas. Esse número considera as dimensões do espaço para exposição, respeitando a distância recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde, de um metro e meio entre os visitantes. O Celeiro está disponibilizando álcool em gel na Galeria e a entrada só é permitida utilizando máscara.
Secom-JP
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter