Entidades formam lista tríplice para concorrer ao cargo de ouvidor geral da Defensoria Pública
A sociedade civil organizada, representada por Conselhos de Diretos, elegeu nesta sexta-feira (17) a lista tríplice que vai concorrer ao cargo de ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). A escolha se dará pelo Conselho Superior, em sessão extraordinária realizada ainda no mês de julho. A posse também deverá ocorrer até o final deste mês.
Foram escolhidos pelos representantes dos Conselhos: Saulo Lúcio Dantas, com três votos; Andreia Ferreira da Silva Coutinho, com dois votos; e Maria do Céu Cavalcanti Palmeira, com um voto.
Três representantes de Conselhos participaram da audiência: Mãe Renilda Bezerra de Albuquerque (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), Margarida Maria Silva Gomes (Conselho Estadual dos Direitos da Pesoa Idosa) e Josiana Francisca da Silva (Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente).
Para o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor público Coriolano Dias, o processo transcorreu de forma tranquila, respeitando todas as medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.
“A participação foi dentro do previsto, considerando que as entidades neste período estão menos ativas, mas as habilitadas estiveram presentes e fizeram a votação com toda a transparência. A participação dos candidatos se deu por videoconferência, onde puderam realizar suas exposições por cinco minutos, cada, e foi concluída com êxito. Vamos apresentar o resultado ao Conselho ainda este mês para ter, então, a escolha definitiva do ouvidor da Defensoria Pública”, disse Coriolano.
A Comissão Eleitoral também é formada pelos os defensores públicos Manfredo Estevam Rosenstock e Lydiana Ferreira Cavalcante. Na eleição, contudo, Manfredo foi substituído pelo defensor público Diogo Augusto de Andrade, por motivo de doença.
OUVIDORIA GERAL – O órgão coordenado pelo ouvidor geral é o elo de comunicação entre a população assistida, os movimentos sociais e a instituição. Recebe ainda os elogios, sugestões, críticas, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informação, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e faz articulação comunitária com intuito de promover os serviços e difundir a instituição.
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