Entidades cobram do Ministério da Justiça segurança para jornalistas
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), vão receber entidades para falar sobre a segurança de profissionais da imprensa. Os representantes irão pedir ao ministro e ao presidente da Câmara que o Estado garanta a segurança dos jornalistas e que seja agilizada a tramitação do Projeto de Lei de Lei 6781/2010 (que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria para os profissionais de comunicação que exercem funções externas), respectivamente.
—0—-homenagemProfissionais fazem homenagem a Santiago Andrade, morto enquanto cobria manifestação no RJ (Imagem: Reprodução)Segundo informações do Sindicato dos Jornalistas do DF, será cobrado do Estado a fiscalização das empresas do setor, que não têm adotado adequadamente medidas necessárias à garantia da segurança dos seus empregados, como o fornecimento de equipamentos de proteção e de treinamento para cobertura em situações de risco. “O Estado tem que respeitar o trabalho da imprensa, não agir com violência contra ela e garantir a segurança do trabalhador. E os manifestantes devem também agir com respeito em relação ao jornalista”, disse o coordenador-geral do SJPDF, Wanderlei Pozzembom.
Sobre o PL 6781/2010, o diretor do sindicato, Alan Marques, afirmou que vai pedir agilidade na tramitação, pois repórteres cinematográficos e fotógrafos são submetidos diariamente a longas jornadas de trabalho com equipamentos pesados. “Temos laudos médicos, muitos profissionais têm pino na coluna, problemas de postura e de vista devido à incidência da luz. É um momento que nós temos para dar dignidade a esse trabalhador”.
Em texto, o sindicato convidou jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos que irão cobrir os eventos para se mobilizarem com faixas e braçadeiras contra a violência sofrida pelos jornalistas e em homenagem ao repórter cinematográfico Santiago Andrade, que foi atingido na cabeça por um disparo de rojão quando cobria uma manifestação no Rio de Janeiro.
Comunique-se
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter