Publicado em: 27 set 2013

Em pesquisa realizada pela Fecomércio turistas pedem melhorias para o litoral sul

Os turistas que visitaram a Paraíba entre dezembro e janeiro apontaram uma série de criticas em relação a infraestrutura da Região Metropolitana de João Pessoa. O Litoral Sul, que é privilegiado com as mais belas praias do estado, foi também foi alvo de críticas. O difícil acesso e os problemas com as operadoras telefônicas foram alguns dos pontos negativos levantados pelos visitantes.

A Pesquisa Sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa foi elaborada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (IFEP/PB) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae).

De acordo com os turistas, o sinal telefônico de algumas operadores é defeituoso e os orelhões existentes estão danificados. Além disto os acesso as praias são precários. A solução apontada por eles foi a pavimentação do solo. Para o problema da falta de higiene nas praias, a implementação de banheiros, principalmente em Coqueirinhos, foi a forma encontrada pelos turistas para diminuir o problema.

Os turistas também sugeriram, para o desenvolvimento turístico do estado, uma ampla divulgação da Paraíba no Brasil e no exterior, qualificação de profissionais na área, aumento da rede hoteleira e conservação dos pontos históricos. Eles destacaram ainda a necessidade de mais vôos diretos à João Pessoa, a captação de eventos culturais a diversificação das opções de lazer noturno.

Infraestrutura

De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, o serviço de táxi foi o que apresentou melhor desempenho na avaliação da infraestrutura urbana, sendo aprovado por 86,67% dos entrevistados. Quanto à segurança pública, os turistas parabenizaram a segurança na orla, mas se queixaram em relação a outros pontos, como no parque Solón de Lucena.

Em seguida, aparecem a sinalização urbana (72,45%), segurança pública (70,79%) e serviços de comunicação (62,98%). Apesar do bom resultado nos serviços de comunicação e segurança pública, os resultados foram inferiores aos analisados em 2010.

A pesquisa ouviu 409 turistas entre os dias 28 de dezembro de 2010 e 18 de janeiro de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos da RMJP.




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