Publicado em: 20 ago 2024

Dourado perde pênalti, mas Botafogo-PB vence Tombense e retoma a liderança

No estádio Almeidão, só que em Tombos, interior de Minas Gerais, o Botafogo-PB enfrentou o Tombense, na noite de segunda-feira (19), pela décima oitava e penúltima rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Com gols de Rafael Furlan e Jô, e com um pênalti perdido por Henrique Dourado nos acréscimos do segundo tempo, o Belo foi letal, venceu por 2 a 1 e voltou para a ponta da tabela.

Vindo de um jejum de sete partidas sem vencer, Raul Cabral escalou o Gavião Carcará com Felipe Garcia, Iury Nascimento, Ednei, Rony, Emerson; Mikael, Pierre, Pedro Oliveira; Jefferson Renan, Anderson Ligeiro e Igor Bahia.

Do lado botafoguense, Evaristo Piza optou por uma formação com três zagueiros e mandou o time para campo com Wallace, Douglas, Reniê, Wendel Lomar; Iranilson, Rafael Furlan; Lucas Gonçalves, Bruno Leite, Sillas; Jô e Vinícius Leite.

Mesmo com os donos da casa ficando com a bola a grande maior parte do tempo, quem foi para o intervalo em vantagem foram os paraibanos. Já com 11 minutos de jogo, em cobrança de falta da entrada da área, Rafael Furlan mandou por baixo da barreira para vencer Felipe Garcia e marcar seu primeiro gol pelo Belo.

E aos 29, Ednei errou feio na intermediária e deixou a bola escapar sozinho para Jô, que encobriu o arqueiro adversário para ampliar a vantagem do Botafogo-PB. Foram os dois chutes que o time acertou na direção do gol em toda primeira etapa.

O Tombense conseguiu diminuir a vantagem aos 44 minutos, quando, após cruzamento de muito longe, Anderson Ligeiro apareceu sozinho por trás da defesa e, na pequena área, completar de pé direito para vencer Wallace e descontar.

No decorrer do segundo tempo, Evaristo Piza sacou Douglas, Lucas Gonçalves, Vinícius Leite, Bruno Leite e Reniê e colocou em campo Edmundo, Gama, Henrique Dourado, Gabriel Lima e Matheus Santos.

Depois de sofrer uma pressão absurda e ser salvo por diversas vezes pelo goleiro Wallace, que substituiu o suspenso Dalton, o Belo teve um pênalti ao seu favor marcado aos 49 minutos do segundo tempo, sofrido por Gabriel Lima, que foi derrubado por Pedro Costa dentro da grande área em uma jogada de contra ataque.

Na cobrança, Henrique Dourado, aos 51 minutos, fugiu de sua característica e mandou no travessão.

Ainda assim o Botafogo-PB conseguiu vencer, chegar aos 38 pontos, retomar a liderança e se garantir entre os quatro primeiros colocados, que fazem o último jogo do quadrangular como mandantes. O Tombense, com 22, não tem mais chances de classificação nem de rebaixamento.

Sábado (24), os times entram em campo pela última rodada da primeira fase, que tem todos os jogos marcados para 17h. O Belo vai receber a Ferroviária, no Almeidão. Já o Gavião Carcará visita o rebaixado Ferroviário.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...