Diretor diz que Hospital Padre Zé estaria fechado se fosse pela Prefeitura de João Pessoa
O presidente da Fundação Padre Zé, Pe. Egidio Carvalho revelou que o hospital vem passando por grandes dificuldades para manter o funcionamento e, uma das principais causas da dificuldade é a falta de dialogo do secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio.
“Vocês não tem ideia o quanto a gente tem tentando conversar com o secretário municipal da Saúde. Pra dizer, pelo amor de Deus, vocês têm que olhar pela saúde pública de João Pessoa. Para se ter uma ideia, os repasses municipais da Prefeitura referente ao mês de abril só foram recebidos no dia 3 de junho”, disse o administrador.
O Pe. Egidio informou que o repasse que a fundação recebe do SUS, não dá sequer quitar pagar a folha de pagamento e, algumas vezes, tem que fazer empréstimo no banco para cumprir pagamento de todos os salários. De acordo com administrador, o que salva o Padre Zé é o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep) e as doações que recebe da população.
Além dos problemas inerentes à restrição orçamentária, o administrador local também apela para que profissionais de saúde atuem de forma voluntária para atender à população.
“Nossa maior dificuldade hoje é com relação ao dialogo mais efetivo com a Secretaria Municipal da Saúde de João Pessoa. O Hospital Padre Zé é um hospital 100% SUS e o pagamento das despesas do hospital só é possível quando nós recebemos os recursos destinados ao hospital para isso. E como há mais de um ano esses pagamentos tem sido feitos de forma atrasada e parcelada, isso tem prejudicado o hospital”, declarou Pe. Egídio.
Ao finalizar, Pe. Egidio destacou a busca pelo diálogo com o secretário. “Nós já tentamos diversas vezes, já tivemos duas audiência, já mostramos que até ao Ministério Público do Trabalho o Hospital Padre Zé foi denunciado por não pagar em dia os funcionários. Mas, parece que isso não tem sensibilizado o secretário Adalberto e, infelizmente, estamos vivendo em grande dificuldade para manter uma instituição 100% SUS como é o Padre Zé”, finalizou.
Sobre o Hospital Padre Zé:
O religioso Padre Zé Coutinho criou o Instituto São José, no dia 19 de março de 1935, com sede na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. O objetivo era atender a população carente do interior do Estado que vinha a João Pessoa em busca de atendimento médico.
Em 1964, com o aumento do número de doentes, foi criada, no bairro do Roger, a Casa do Pobre, onde, com o auxílio de Genival Guerra, e de outros estudantes de Medicina da época, funcionou a Comissão de Proteção e Amparo ao Indigente (COPEAI), que veio a se transformar no Hospital Padre Zé.
O Hospital é uma instituição filantrópica que possui dezenas de leitos, destinados exclusivamente à população carente e só recebe internamentos em enfermarias. O Hospital dispõe de Laboratório de Análises Clínicas, Unidades de Fisioterapia, de Ultrassonografia e de Radiodiagnóstico, Serviços de Assistência Social, Psicologia, e Consultas Médicas nas seguintes especialidades: Ginecologia, Otorrinolaringologia, Nutrição, Cardiologia, Urologia, Fonoaudióloga e Geriatria.
Portal do Litoral PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter