Publicado em: 22 mar 2014

Dia mundial da água: ONU reafirma necessidade de proteção da água

diadaagua234

Em 1992, durante a conferência mundial Rio-92, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, que passou a ser comemorado anualmente no dia 22 de março. A data é um marco, pois é um dos maiores incentivos à preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais. Porém, mais de vinte anos se passaram e pouco mudou no cenário nacional e mundial.

A poluição permanece como um dos maiores problemas do planeta e a escassez de água é uma realidade para grande parte da população. De acordo com a ONU, que este ano tem como tema Água e Energia, em 2030 a população global necessitará de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Além disso, o Relatório Global sobre Desenvolvimento e Água 2014, elaborado pela ONU-Água, reafirma a necessidade de priorizar ações nas áreas de água e energia.

A responsabilidade por esses problemas não é só da população, mas também das empresas, já que muitas não reaproveitam os recursos hídricos e ainda poluem o meio ambiente através da fabricação dos seus produtos. No entanto, alguns já perceberam o seu papel social e têm investido em materiais, soluções para preservação e reciclagem.

Um dos principais responsáveis pelos problemas ambientais é o setor da construção civil, que lança no ambiente uma quantidade excessiva de dióxido de carbono (CO2) e resíduos. Porém, pequenas mudanças no processo construtivo e de finalização da obra trazem não apenas viabilidade para o ambiente, mas também vantagens financeiras para as construtoras e investidores.

De acordo com João Carlos Pina Ferreira, diretor da JCP Construções e Incorporações S/A – responsável pela construção do empreendimento de luxo Solar Tambaú -, é preciso que as empresas estejam atentas às modificações do mercado e as necessidades do ambiente. “As questões de sustentabilidade fazem parte do nosso cotidiano e os empreendimentos para obterem êxito terão, cada vez mais, que adotar estas soluções, ou seja, é uma questão de sobrevivência e qualidade”, revela.

 

Portal do Litoral PB com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...