Publicado em: 6 ago 2023

Despoluir da Fetronor mantém 1° lugar em avaliações ambientais veiculares no Brasil

O Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – Fetronor segue em 1° lugar no ranking da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em relação ao número de avaliações ambientais veiculares realizadas nos três estados onde atua: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O programa é realizado em parceria com o SEST SENAT.

De acordo com a coordenadora do Programa Despoluir da Fetronor, Samara Freire, os números estão dentro da meta da Federação em realizar 50 mil aferições neste ano. “Em 2022, ultrapassamos o objetivo de 30 mil aferições, realizando quase 48 mil. Para este ano, colocamos como meta realizar 50 mil aferições, e estamos nesse caminho”, explica.

Segundo ela, o Despoluir da Fetronor alcançou, até o mês de julho, 199,5% de produtividade no ranking geral de produtividade, se mantendo em 1° lugar no comparativo com as federações que atuam nos demais estados do Brasil. “Isso significa mais cuidado com o meio ambiente, diante do acompanhamento firme e atencioso que temos tido com as empresas e com toda a frota”, diz Samara.

Mais conhecimento, menos poluição

Samara destaca ainda a importância de tornar o Despoluir cada vez mais conhecido pela sociedade. Para isso, a Fetronor tem realizado ações que apresentam o programa para a população.

“Estamos constantemente participando de ações, especialmente com o SEST SENAT dos três estados onde a Fetronor atua, apresentando as ações do Despoluir. Além disso, também temos o Despoluir nas Escolas, onde apresentamos a importância do programa, a atuação e o trabalho que é feito para as futuras gerações, mostrando a eles que o ônibus não é um poluidor”, afirma.

Além disso, a Fetronor também realizou uma ação de demonstração de aferição veicular em Natal dentro das ações da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, o processo de aferição foi realizado pela equipe técnica do Despoluir em um micro-ônibus da empresa Trampolim da Vitória, reforçando a dedicação do programa para com o meio ambiente.

O Despoluir. O Programa Ambiental do Transporte Despoluir tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Criado em 2007, o Despoluir desenvolve atividades práticas que buscam evitar os impactos na natureza advindos do setor. Com o Despoluir, empresas de transportes e cargas contam com as ações do programa, recebendo visitas periódicas para avaliação veicular gratuita das frotas. As ações são realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Sest/Senat e as federações de cada estado.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,8 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de cuidado com o meio ambiente e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Desta forma, o Programa atinge seu propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil, gerando benefícios para todos.

O Despoluir tem capilaridade nacional e conta com uma equipe de técnicos com amplo conhecimento e capacidade de orientar as empresas para uma correta gestão ambiental. O programa também produz materiais diversos, como manuais, cartilhas e análises construídas especialmente para os transportadores.

Os ganhos são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando na redução de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Soma-se aos resultados a promoção da educação para o meio ambiente e a diminuição da emissão de poluentes, sem contar com o compromisso com práticas sustentáveis, um diferencial competitivo.

Em 2019, o Despoluir foi reconhecido pelas Nações Unidas por promover a redução de poluentes e favorecer a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...