Publicado em: 19 jun 2020

Defensoria lança projeto ‘Amparar’ para fornecer apoio psicológico e jurídico a membros, servidores e familiares

Com o objetivo de fornecer assistência psicológica, social e jurídica  a defensores públicos, servidores, estagiários e seus familiares, a  Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) lançou o projeto  “Amparar”. A iniciativa partiu da preocupação com a saúde mental e o bem  estar dos funcionários da Instituição, que tiveram rotinas alteradas em  virtude das necessárias medidas de distanciamento social e trabalho  remoto, estabelecidas no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Os interessados podem entrar em contato com a equipe multidisciplinar da  DPE-PB tanto pelo Chat Online, no site da Defensoria (escolher a opção  Equipe Multidisciplinar), quanto pelo aplicativo de mensagem WhatsApp,  de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas-feiras  das 9h às 12h. Os atendimentos são gratuitos.

O projeto teve início esta semana e conta com assistentes sociais,  psicólogos e assistentes jurídicos do quadro da Defensoria e da equipe  multidisciplinar contratada para o projeto Balcões de Direitos.  

A subdefensora pública-geral, Madalena Abrantes, ressalta que a  interrupção brusca da rotina tem gerado relatos de aumento de estresse,  ansiedade e medo, que afetam a qualidade de vida das pessoas. “Em meio a  pandemia, esses atendimentos podem significar muito para alguém que  esteja precisando de apoio. Nós temos uma equipe muito capacitada e como  algumas atividades precisaram ser paralisadas nesse período, ela estará  à disposição dos nossos membros, servidores e seus familiares”,  acrescentou Madalena. O projeto é coordenado por ela e pela defensora  pública Josefa Elizabete Barbosa.

Inicialmente, a previsão é que o serviço funcione por dois meses, com encerramento previsto para 10 de agosto. Caso a pandemia do novo coronavírus persista, com aconsequente necessidade de distanciamento social, o projeto poderá ser prorrogado por mais dois meses, com atendimento ampliado para mulheres vítimas de violência, crianças e  idosos.

A triagem é feita pelos assistentes sociais (confira os telefones abaixo  para atendimento pelo WhatsApp), que realizam o acolhimento, dão as  primeiras orientações e fazem o encaminhamento para outros profissionais  da equipe multidisciplinar, caso a necessidade seja jurídica e/ou  psicológica. O atendimento psicológico será agendado previamente e conta  com, no mínimo, três escutas de 30 minutos, cada e, no máximo, cinco  escutas de mesma duração.




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