De Hiena a Dinossauro… Conheça os tipos de candidatos que você encontrará nesta eleição
Coluna Pimenta nos Olhos – Em outras e principalmente nesta eleição, é grande a lista de candidatos se oferecendo para o “emprego político” de Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, “bem pagos” (pois confundem o Público do Privado), e que lhes darão ainda “status”. Mas, assim como temos vários tipos de eleitores, temos o outro lado da “moeda política”, os “tipos de candidatos”, pois um não existe sem o outro; como se fosse presa e predador, ou caça e caçador! Ou seja, um é o explorado e outro o explorador. Claro e evidentemente que em toda regra há exceção. O povo precisa saber votar e não vender o voto e muito menos se iludir com falsas promessas. Se o povo soubesse a força que tem, não sofreria tanto! Quem bota e quem tira o político da cadeira é o povo. Se Trabalhou bem, que continue no poder. Se não fez nada, tire e coloque outro! Simples assim!!!!
Então, vamos rir para não chorar e conhecer alguns tipos de candidatos que você certamente encontrará ou já encontrou no pleito eleitoral:
1 – Candidato “Copa do Mundo” – Esse é o mais comum, é aquele que só mostra a “cara de pau” de quatro em quatro anos, quando precisa novamente do voto do povo.
2 – Zé do Povo – Candidato que onde para faz pose para foto no meio do povo, adora um Mercado Público, uma festa de aniversário, com convite ou sem convite ele estará lá. Depois vira as costas e dá uma “Banana bem grande”. Porém, não deixa de postar as fotos nas redes sociais.
3 – O Religioso – O tal vive falando em Deus! Exemplo: Se Deus quiser eu lhe ajudo, em nome de Deus eu vou ganhar, Deus fará você votar em mim, vote em mim pelo amor de Deus…
4 – O Beijoqueiro – É aquele que nunca viu sua cara, mas vai longo beijando, cheirando o cangote, fungando o pé do ouvido e não importa se é homem ou mulher o que importa é votar.
5 – O Palhaço – Candidato que vive fazendo piada com todos e com tudo. E só ele acha graça do que diz. Depois quando é cobrado pelo que falou, diz que estava só brincando quando prometeu fazer e não fez.
6 – O Honesto – Sim, é claro que eles existem! Mas, estão em extinção. Principalmente porque o povo é enganado pelos corruptos que corrompem a população, compram os votos e assim os honestos não conseguem chegar ao poder. Quando o honesto fala a verdade e explica a realidade, ao invés de ganhar um voto, perde dez. Tem gente que prefere uma mentira bem contada, que uma realidade vista com os próprios olhos.
7 – Papagaio de Pirata – Aquele que adora aparecer em fotos e cartazes empoleirados no ombro de um político superior e mais famoso para tirar proveito da imagem que será divulgada.
8 – Bosta n’água – É aquele que em todas as eleições se candidata e fica só no “remanso” das campanhas e vai navegando para onde a onda o levar sabendo que não tem chance alguma.
9 – Pau Seco” – O que já está morto politicamente, sabe que é comida de cupim, mas seu prazer é cair, desde que vá derrubando os outros.
10 – Candidato “hiena” – Esse fica só torcendo para que os candidatos mais fortes briguem e se devorem a dentadas para ir comendo as carniças atrás, beneficiando-se dessa briga e rindo à toa.
11 – Candidato Náufrago – Aquele que, estando no desespero se agarra de qualquer maneira no pescoço de algum político influente que está “boiado” na grana e no prestígio, para dar aquele” abraço de afogado”, mas todos se afastam dele, com medo de afundar com ele.
12 – Candidato Camaleão – O que muda de cor (aliança política), de acordo com as circunstâncias políticas e seus interesses pessoais. Aquele que se aliou com quem não valia nada em sua boca.
13 – O Dinossauro da Política – Aquele que não larga o poder de jeito nenhum, que há quinhentos anos insiste em concorrer em todos os pleitos. Mas, não se renova, não quer ter sucessor e só apoia quem vai perder, para voltar no próximo pleito. Esses tipos não reconhecem a sensatez de se retirarem e dar a oportunidade a outros de mostrarem as suas capacidades, como se eles fossem insubstituíveis!
14 – O Depressivo – É aquele político que gosta de se passar por perseguido, vítima, injustiçado, direitinho, gosta de chorar, etc. Vive criticando os políticos, mas, vive querendo ser político igual aos criticados.
15 – O Super-Herói – O que vive dizendo que pode, que faz, que acontece. Só ele tem a solução pra tudo, só ele sabe de tudo e tem força com todos os políticos da face da terra. E no fim, tudo que ele diz não passa de ilusão, pois super-herói só existe na ficção.
A verdade é que não podemos viver sem a política, mesmo sem querer ser político, devemos identificar os políticos confiáveis para nos representar. Senão cairemos na vala comum da frase de Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.
“Uma sociedade só será democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém, e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém”. (Jean Jacques Rousseau).
Qual o tipo de político que você conhece?
Pra terminar o post, deixo o vídeo do filme “O candidato honesto”, com Leandro Hassum e grande elenco. Esse filme mostra a cara da política brasileira, mas no final o filme mostra algo utópico… o Hassum virou um político honesto!
Joelma Alves
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter