Publicado em: 27 maio 2020

COVID-19|: Sindep aprova medidas do HU da Capital que visam à proteção de profissionais

Quem atua na linha de frente do combate ao coronavírus precisa de cuidado redobrado para pode exercer a assistência com qualidade e de forma segura. Pensando nisso, desde março, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, adotou medidas que visam ao bem-estar de seus colaboradores.

Algumas dessas ações foram apresentadas na sexta-feira (22) à presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Paraíba (Sindep), Milca Rêgo. O encontro também contou com a presença da chefe da Divisão de Enfermagem do HULW, professora Marta Lopes Costa, e das supervisoras técnicas de Enfermagem Ana Caroline Escarião, Fabrícia Bustorff, Giselle Cavalcante e Gisele Carreiro.

Dentre as medidas adotadas pelo HULW que visam à proteção dos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus, destacam-se: reforço na equipe, com a chegada dos profissionais aprovados no processo seletivo emergencial realizado pela Ebserh, treinamento de profissionais para uso adequado de EPIs (paramentação e desparamentação) e testagem de profissionais com sintomas gripais. Também foi informado à direção do sindicato sobre a oferta de EPIs para os profissionais e esclarecidas algumas dúvidas da categoria em relação às escalas de trabalho e pagamento de insalubridade.

Na ocasião, a presidente do Sindep, Milca Rêgo, disse que estava satisfeita com os resultados apresentados pela gestão de Enfermagem. “Buscamos essa reunião após alguns questionamentos da categoria, quanto à EPIs, mudanças na escala de trabalho para enfermeiros e testagem dos profissionais. Estamos satisfeitos com as informações apresentadas. As medidas são positivas e os profissionais se sentem valorizados”, disse.

Conforme a chefe da Divisão de Enfermagem, o HULW procurou adotar as medidas necessárias para o enfrentamento do coronavírus desde o início da pandemia. “Isso também perpassa o cuidado com a segurança de nossos colaboradores, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além de oferecermos Equipamentos de Proteção Individual, também proporcionamos treinamentos à equipe para garantir a melhor assistência possível às vítimas da doença”, explica Marta Lopes Costa. Ela ressaltou que todos os que estão na linha de frente recebem a insalubridade máxima e há revezamento dos horários pelos profissionais de enfermagem no atendimento aos pacientes com covid-19.

Atuação da rede Ebserh – Desde os primeiros anúncios sobre a covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde e com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão, tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas unidades, realizar treinamento de funcionários da Rede, promover webaulas, definir fluxos, montar câmaras técnicas de discussões com especialistas e atuar como hospitais referência em algumas regiões.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...