Couto pede que ministra garanta continuidade do Centro de Direitos Humanos de Bayeux
O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) conversou com a ministrada Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, a respeito de uma nota técnica da equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH) de Bayeux (PB).
Couto fez um breve relato sobre a nota. Afirmou que o centro foi implantado em 2000 e perdurou até 2011, desenvolvendo política pública voltada para a prevenção e o combate às diversas modalidades de violações aos direitos humanos no município.
Contou que os recursos para a continuidade do serviço de atendimento às vitimas de barbárie não foram autorizados pela SDH/PR, “o que deixou uma lacuna no cotidiano das atividades e, de certa forma, acabou favorecendo o aumento da violência”.
O parlamentar também citou dados do mapa da violência do Brasil para informar que Bayeux é a 74ª do país em número de homicídios por arma de fogo, além de apresentar elevado índice de mortalidade juvenil. “Essa atrocidade é maior entre os jovens que abandonaram a sala de aula, sem ocupação profissional, bem como entre as pessoas de baixa renda ou com subempregos”.
Falando em nome da população de Bayeux e dos técnicos do CRDH, Luiz Couto pediu a Maria do Rosário que assegure a continuidade dos trabalhos do centro.
Por fim, se comprometeu a enviar a nota técnica para que a ministra analise e verifique como tornar possível a expansão de um centro da UFPB para a cidade de Bayeux.
Ascom do Dep. Luiz Couto
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter