Publicado em: 9 abr 2020

Coronavírus: pacientes do HU da Capital com psoríase podem tirar dúvidas pelo Facebook

Pacientes com psoríase atendidos no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, agora podem tirar dúvidas sobre seu tratamento pelo Facebook. A nova modalidade de assistência é uma forma de suprir os atendimentos presenciais, suspensos na unidade de saúde desde março passado em decorrência das medidas de enfrentamento ao coronavírus. A medida também é necessária tendo em vista os reflexos psicológicos do isolamento social na população, principalmente porque o estresse emocional é um fator desencadeante da psoríase.

“Em razão da interrupção dos atendimentos presenciais devido à pandemia de Covid-19, uma equipe multidisciplinar está atendendo, excepcionalmente, por meio de teleorientação e telemonitoramento. Os pacientes poderão tirar suas dúvidas por meio de uma página no Facebook, e a iniciativa segue as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério da Saúde”, explica a dermatologista Esther Palitot, que também é coordenadora do Centro de Referência, Apoio e Tratamento aos Portadores de Psoríase da Paraíba.

O HULW tem hoje mais de 1.500 pacientes de psoríase cadastrados.  Semanalmente, cerca de 70 pessoas de vários municípios paraibanos, e até de outros estados, procuram o Serviço de Psoríase, que é referência no Estado da Paraíba, com reconhecimento nacional e certificação internacional. A assistência também conta com apoio de estudantes que integram o projeto de extensão “Promovendo a conscientização acerca da psoríase e a melhora na qualidade de vida de seus portadores”.

COMO TER ACESSO

Para ter acesso ao atendimento virtual, as pessoas que têm psoríase e, costumeiramente, são recebidas no Ambulatório de Dermatologia do HULW devem acessar, no Facebook, a página do Centro de Referência, Apoio e Tratamento aos Portadores de Psoríase da Paraíba.  Além de orientações gerais sobre a doença, também serão respondidas dúvidas sobre questões do cotidiano, como alimentação, medicação, bem-estar e resultados de exames. O atendimento virtual será feito pela equipe do Centro de Psoríase e pelos integrantes do projeto de extensão da UFPB que é desenvolvido no Hospital Universitário. Na página, também serão divulgadas informações importantes sobre a psoríase e assuntos correlatos.

“Trata-se de um canal de comunicação on-line disponibilizado com a ideia de mostrar que os pacientes não estão sozinhos. Estamos solidários a eles neste momento, mesmo não sendo possível o atendimento presencial”, afirma Esther Palitot. “É necessário informar o nome completo e a idade do paciente, o nome do médico que o acompanha e o medicamento que está fazendo uso”, acrescenta.

A dermatologista do Lauro Wanderley ainda ressaltou que esse canal de comunicação por mensagem é exclusivo para pacientes que já recebem atendimento no HULW. “Mas as demais pessoas com psoríase, familiares e amigos também poderão se beneficiar com as informações postadas na rede social pela equipe”, afirma.

O QUE É PSORÍASE – Doença inflamatória, crônica, que acomete igualmente homens e mulheres, a psoríase atinge mais de 5 milhões de pessoas apenas no Brasil. Manifesta-se principalmente por lesões cutâneas, geralmente como placas avermelhadas (espessas, bem delimitadas e com descamação), que podem surgir em qualquer local do corpo.

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos. Também vem atuando na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.




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