Conselho Estadual de Saúde e FEPAC-PB apóiam I Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde do Sertão
O Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Federação Paraibana das Associações Comunitárias (FEPAC-PB) estão apoiando o I Encontro dos Agentes Comunitários de Saúde do Sertão que acontece nesta sexta-feira (1 º), no Patos Water Play na cidade de Patos. Entre os temas que serão debatidos no evento, os Desafios do Sistema Único de Saúde, o SUS no Sertão Paraibano , e as Conquistas e Desafios dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Patos, (SINDACSE) João Bosco, o evento pretender reunir aproximadamente quatrocentos profissionais de saúde de cerca de vinte e seis municípios do Sertão do Estado. Ele disse que outro ponto que será discutido é a implantação de uma casa de apoio em João Pessoa para acolher pessoas que vêm do Sertão para a Capital em busca de atendimento. “Será um evento que vai contar a participação da classe política que tem apoiado nossas lutas”, destacou.
Outro ponto que também está pauta do encontro, segundo Bosco, é apoiar a PEC-22 que já foi aprovada em dois turnos na Câmara e agora vai para o Senado. O objetivo da PEC é atingir o teto nacional dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias e com isso fortalecer as duas categorias.
Para o Encontro, que terá início às 8 horas, foram convidados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Medeiros, os deputados federais Hugo Mota e Efraim Morais, o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Felipe Leitão, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento da Silva e a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de endemias ( CONACS ) Ilda Angélica Correia Lima.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha e que será um dos palestrantes do evento, o Encontro será um momento importante para se discutir as melhorias dos agentes de saúde e endemias, “ e o Conselho não poderia deixar de apoiar essa luta que é mais do que justa, por se tratar de profissionais que todos estão na luta para levar saúde a população”, completou.
O presidente da FEPAC-PB, Edson Cruz também destacou a importância do evento para a categoria. “A gente conhece a luta e a preocupação diária desses profissionais em oferecer o que há de melhor para as pessoas que estão à espera de um tratamento de saúde e a gente sabe que saúde nesse país não está fácil nesse País”, destacou.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter