O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Eduardo Cunha, se reuniu na manhã desta sexta-feira (19) com Sueli Barrios, que integra o Conselho Nacional de Saúde e coordena a Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS e com Jorge Jimenez, do Centro de Educação e Assessoramento Popular, (CEAP). Na pauta da reunião, o fortalecimento e controle Social do SUS.
Eduardo Cunha disse que o encontro mostra o papel do Conselho Nacional de Saúde, junto com os conselhos estaduais e também municipais, juntos na defesa do Sistema Único de Saúde para que a população tenha assistência de qualidade. “É preciso defender o SUS, que é público, que é universal, que é para toda a população e que tenha qualidade para cuidar da vida e atenda as necessidades das pessoas”, comentou o presidente do Conselho Estadual de Saúde.
Sueli Barrios disse que está dialogando com todos os Conselhos Estaduais de Saúde para que juntos possa mobilizar a população em defesa do Sistema Único de Saúde e controle facial. “A participação social é um eixo estruturante do nosso Sistema Único da Saúde”, destacou.
Para ela é importante fortalecer esse vínculo com todos os conselhos estaduais e construir parcerias cada vez mais importantes está mais junto nessa luta em defesa da vida. “ Então esse é o grande objetivo da gente nesse encontros, ou seja, escutar as experiências que o conselho aqui da Paraíba tem desenvolvido, junto à sua rede e também com aos municípios, experiências estas que são importantes e que são estratégicas”, comentou.
Jorge Jimenez, do Centro de Educação e Assessoramento Popular, explicou que o CEAP é uma organização não governamental, que trabalha nos últimos vinte anos com a formação de conselheiros de saúde e lideranças sociais. “ Desde 2017, nós temos uma parceria com o Conselho Nacional de Saúde, em particular com a Comissão da Educação Permanente, para fazer a formação de conselheiros no Brasil inteiro”, explicou.
Ele explicou que esse agora está visitando todos os Conselhos Estaduais e Comissões de Educação para dialogar sobre o processo que foi feito até agora, estabelecendo uma agenda conjunta para os próximos anos.