Com recorde de votação popular, Instituto MRV divulga os nomes dos projetos vencedores da 9ª chamada pública, Educar para Transformar
Projeto de João Pessoa é um dos contemplados e vai capacitar jovens de Mangabeira em linguagem de programação para ampliar as chances no mercado de trabalho
O Instituto MRV, lado social do grupo MRV&CO, convocou e a população votou nos projetos que deseja que sejam apoiados pela instituição por meio do Educar para Transformar, chamada pública de projetos. Ao todo 10 iniciativas (veja lista completa dos projetos vencedores abaixo) com foco na educação de jovens e crianças das cidades de João Pessoa/PB, Rio de Janeiro/RJ, Londrina/PR, Campinas/SP, Manaus/AM, Porto Alegre/RS e São Paulo/SP, foram as grandes vencedoras.
Em sua 9ª edição, a chamada pública teve recorde de participação popular com 18. 352 votos (um por e-mail). Ao todo foram 154 iniciativas inscritas na primeira etapa da seleção. Os projetos vencedores receberão o apoio do Instituto MRV, por meio de qualificação, treinamento, mentorias e aporte financeiro de R$100 mil reais. Eles terão a missão de promover a solução de problemas locais por meio da educação, tendo as crianças, adolescentes e/ou jovens com até 24 anos de idade como protagonistas das ações de mudança. Além de envolver as escolas como parceiras na execução dos projetos.
Projeto de João Pessoa é um dos vencedores
Um dos projetos vencedores do Educar para Transformar foi de João Pessoa (PB), o “ABSJ Mangabyte”, da Associação Beneficente São José, que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade no bairro de Mangabeira. Com aulas dinâmicas e interativas, o projeto capacitará adolescentes e jovens em linguagem de programação. Ao longo do curso, que oferecerá interações com profissionais da área e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, os participantes serão desafiados a desenvolver um aplicativo voltado para a prestação de serviços no bairro de Mangabeira.
“Ao final do ano de apoio, além do aumento significativo na empregabilidade, esperamos que pelo menos 30% dos jovens tenham contribuído para o desenvolvimento desse aplicativo, demonstrando o impacto tangível e imediato do projeto na comunidade. Além de capacitá-los, queremos fortalecer a autoconfiança dos participantes, moldando um futuro mais promissor para todos”, destaca a Irmã Gabriela, gestora institucional da ABSJ.
Confira os demais projetos vencedores da 9ª edição do Educar para Transformar:
Projeto: Prefeitura Comunitária
Instituição: Instituto Cohen – RADAR Ponto de Cultura – Rede de Articulação e Dinamização das
Artes
Descrição: O projeto visa capacitar e empoderar adolescentes de 13 a 17 anos da comunidade para assumirem cargos de liderança e gestão por meio de uma eleição para a “Prefeitura comunitária”. Os adolescentes concorrem aos cargos de prefeito e secretários, apresentando propostas para melhorar a qualidade de vida local e sendo eleitos por seus pares. Após eleitos terão que buscar meios para aplicarem as melhorias.
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Projeto: Mulheres in Tech
Instituição: Fly Educação e Cultura
Descrição: O projeto capacitará 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social em uma dupla formação online e gratuita em educação socioemocional e tecnologia. Além disso, como uma, realizará oficinas para 200 jovens de escolas públicas da região em conteúdos sobre carreira, tecnologia e educação socioemocional com o objetivo de impactar positivamente a comunidade geral.
Cidade: Londrina – PR
Projeto: Projeto Arroxim
Instituição: Cooperativa dos Empreendedores
Descrição: O projeto trata sobre a oportunidade de praticar a educação ambiental desenvolvendo conceitos de Sustentabilidade, Economia Circular e Logística reversa, usando o óleo de cozinha usado como resíduo de referência, tendo como Agentes Mobilizadores alunos e professores de escolas públicas. Será realizado em 30 escolas.
Cidade: Campinas – SP
Projeto: Jovens Líderes em Ação
Instituição: Politize!
Descrição:O projeto é uma jornada formativa que propõe que os estudantes elaborem, ao longo de todo o curso, um projeto que contribua com a solução de um problema dentro da escola. Tem o objetivo de desenvolver habilidades de liderança em 200 estudantes de escolas da rede estadual de ensino de Manaus.
Cidade: Manaus – AM
Projeto: ECO MORADIA
Instituição: Associação de Desenvolvimento Comunitário – ADECOL
Descrição: O projeto pretende executar oficinas de Tecnologias Sustentáveis de: Energia Solar, Compostagem do Lixo Orgânico, Captação e utilização da água da chuva, Hortas Agroflorestais e Utilização de Bambú em estruturas. Serão envolvidos diretamente 90 jovens e adolescentes do ensino Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches.
Cidade: Londrina – PR
Projeto: Resignificando as Flores na Ilha
Instituição: Instituto Redecriar
Descrição: O projeto envolverá professores, estudantes e mães dos jovens com processos de criação: a moda ética sustentável ou a modelagem de argila para produção de peças utilitárias em cerâmica. Junto aos professores serão elaborados jogos lúdicos que articulam conteúdos escolares com os processos práticos. Espera-se impactar 300 pessoas fortalecendo o programa de geração de renda já existente articulando a escola (com conteúdo interdisciplinar) e o espaço comunitário (de produção).
Cidade: Porto Alegre – RS
Projeto: Escola Permacultural
Instituição: Instituto Permacultura Lab
Descrição: O objetivo é capacitar 50 estudantes do ensino médio da rede pública a desenvolver soluções para os problemas socioambientais da comunidade a partir da abordagem dos amplos temas ligados à permacultura e agroecologia, para que possam desenvolver coletivamente tecnologias sociais capazes de trazer soluções para o território.
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Projeto: DIGIPAC
Instituição: PAC PROJETOS AMIGOS DAS CRIANÇAS
Descrição: O projeto tem como objetivo a formação profissional de 40 jovens de 16 a 24 anos em marketing e gestão empresarial, gerando oportunidades de trabalho, estimulando o empreendedorismo e promovendo a inclusão nas mídias sociais dos empreendedores e comércios das comunidades do Cantagalo, Vila Mirante e Vila Zatt, pois esses serão os clientes do DigiPAC.
Cidade: São Paulo – SP
Projeto: DUXtec Escolas
Instituição: Fundação Gerações
Descrição: O projeto desenvolverá workshops sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e negócios de impacto socioambiental em dez escolas atingindo uma média de 300 alunos (do 9º ano do ensino fundamental e do Ensino Médio). Será realizada uma maratona de ideação e uma Feira de Impacto para apresentação das soluções idealizadas no decorrer do programa.
Cidade: Porto Alegre – RS
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter