Publicado em: 1 jul 2014
Coluna Corujinha- últimas da Copa e Botafogo-PB Bicampeão
Nas últimas da Copa destaque para o sofrimento do Brasil, quase classificação do México, Colômbia cada vez mais 100% e Costa Rica continua na disputa cada vez mais zebra.
Que sofrimento foi aquele do Brasil? Jogar com o Chile não seria fácil e o Felipão avisou há mais de um ano sobre as dificuldades, mas não precisava ser tantas. A arbitragem para alguns foi justa, mas para a maioria da população e comentaristas esportivos não foi impecável.
Se há divergências sobre o pênalti sofrido pelo Hulk e o gol anulado também feito pelo Hulk, o juiz com medo de ser julgado por favorecer o Brasil foi o 12º jogador do Chile, mas se eles tinham o árbitro, o Brasil tinha a trave e nos pênaltis, depois da prorrogação, além dela, brilhou o goleiro Júlio César.
Hulk foi herói e vilão na partida na qual ele foi destaque por ter jogado bem melhor que nas primeiras disputas e os 120 minutos com bom condicionamento técnico e físico, mas o gol do Chile iniciou por um erro do qual participou e ainda perdeu um pênalti, mas foi salvo pela classificação do Brasil, senão a imprensa que já não gosta muito dele iria crucificá-lo ainda mais.
O destaque como melhor fica para o Júlio César que defendeu duas cobranças de pênaltis e ainda contou com a sorte de bolas na trave tanto na prorrogação quanto nas penalidades.
Mas vamos falar do nosso adversário nas Quartas
Colômbia venceu o Uruguai com toda honra e mérito. A Celeste não jogou e pareceu ter sentido muito a saída de Suárez do time. O jogo foi muito bom para analisar o atual artilheiro da Copa James Rodríguez que fez o que muitos chamam de mais belo gol da competição até então. A seleção joga com alegria, brilho e sempre ofensivo, defendendo em bloco e sabendo que vai ter o peso da camisa do Brasil para vencer. Já o Brasil vai ter que melhorar muito para vencer os colombianos que estão 100% na Copa.
Costa Rica e a Zebra continua viva
Vinda do grupo da morte, a Costa Rica é a zebra mais zebra dos mundiais, não somente pelo feito de ter ido até as Oitavas de Final e agora seguir para as Quartas de Final, mas por ter eliminado Inglaterra e Itália e quase fechou o caixão do Uruguai que foi realizado por outra seleção.
Sua vitória contra a Grécia foi sofrida, apesar de vencer o jogo quase até o apito final, quando sofreu o empate no final e teve que se classificar depois dos pênaltis. Venceu e vai jogar contra a Holanda e ai vamos ver se a zebra vai continuar lutando e vencendo.
A Holanda e o México mostraram uma partida sem graça no primeiro tempo e um segundo eletrizante. Até o gol do México, a Holanda apenas mantinha o empate. O sol de Fortaleza às 13 horas castigou ambas as equipes, mas os holandeses pareciam mais desgastados. Pareciam… eles reagiram quando parecia certa a classificação mexicana, com um belo gol sem defesa para o grande Guillermo Ochoa que até então tinha sido uma muralha. Mas no final um Pênalti duvidoso foi marcado contra o México, fato que abalou uma nação e muitos que estavam acompanhando a Copa. Robben driblou o marcador na ponta direita e foi derrubado dentro da área, por Rafa Márquez. Pênalti para a Holanda. Huntelaar, que entrou no lugar de Van Persie no segundo tempo, garantiu a classificação, após cobrar, por sugestão do próprio Robben. Segundo informações, o jogador, que sofreu a falta, é conhecido por simular e conseguir as cobranças a seu favor. Se o resultado foi manipulado não se sabe, mas que um provável erro tirou uma grande seleção da Copa de forma talvez injusta.
Corujinha torce para que não existam mais estes erros de arbitragem porque eles prejudicam o futebol, seja ele bem jogado ou apenas em busca de um resultado. Estamos de olho e ouvindo os dois lados ditos pelos comentaristas e até que haja uma unanimidade entre atuações e marcações de árbitros vamos criticar sim pela lisura desta Copa que está sendo a Copa das Copas segundo torcedores, jogadores e analistas esportivos, pela festa e pelo nível do futebol apresentado.
Botafogo-PB enfim é Bicampeão
O enfim não é ironia, o motivo é que o campeonato foi muito longo e quase não termina. Com mais de seis meses de duração e quase 150 partidas esse Paraibano bateu recordes de incompetência de gerência e parabéns às torcidas que compareceram e deram seu apoio, valorizando seus clubes e ao torneio cada vez mais importante para definir representantes do estado para a Série D que vai ter o Campinense na tabela.
O vice-campeão até tentou segurar o Belo, mas a vantagem do time da Capital foi determinante para saírem de Campina Grande com o título que foi comemorado no Almeidão e no Busto de Tamandaré até às 4 da manhã. Uma grande festa.
O Bicampeão Paraibano segue se preparando para voltar a Série C onde tem chances de passar para a próxima fase e continuar sonhando com o título.
Já o Campinense enxuga as lágrimas e começa o trabalho visando a Série D que vai movimentar seu torcedor até o fim do ano.
Corujinha parabeniza aos dois guerreiros que conseguiram chegar até essa final e em especial ao Belo que se consagrou Campeão mais uma vez!
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter