Publicado em: 5 maio 2014

Casa da Farinha em Alhandra é reinaugurada com muita festa e presença de autoridades

S S S

A reinauguração da Casa da Farinha da Associação dos agricultores de Árvore Alta, em Alhandra, aconteceu com festa e comemoração, na manhã do último sábado (03). O prefeito Marcelo Rodrigues acompanhado de secretários, auxiliares e vereadores da base aliada, reabriu o espaço que foi completamente revitalizado e recuperado pela atual gestão. Na ocasião, o prefeito colocou a ‘mão na massa’, ajudando a produzir o beiju que foi consumido por todos os presentes.

Durante a cerimônia de reinauguração foi montada uma mesa com as autoridades presentes, formada pelo prefeito Marcelo Rodrigues, o secretário de Agricultura, Severino Pereira da Silva, o secretário de administração, Severino Rufino, a secretária de Bem Estar Social, Nadjane Almeida, os vereadores da base aliada na Câmara, Valfredo José, Irmã Ozana e Edielson Nunes, e demais autoridades e representantes dos agricultores locais. A presidente da associação dos agricultores de Árvore Alta, Dona Linda, e o vice-presidente, Enoc Bernardo, também participaram do evento, a exemplo de muitos produtores da região.

S

Na ocasião, o prefeito Marcelo Rodrigues falou da importância da Casa da Farinha para os agricultores locais e do empenho da prefeitura em devolver para o setor agrícola da região um espaço tão importante. “A Casa da Farinha passou muito tempo fechado e neste um ano e meio de gestão, conseguimos revitalizar toda a estrutura e devolver para Árvore Alta, a cultura da produção da farinha de mandioca que estava um pouco esquecida, devido aos problemas estruturais desta sede”, disse Marcelo. “Estamos empenhados em desenvolver e promover a agricultura local, que é a principal base econômica do nosso povo, por isso, já realizamos o trabalho de revitalização das estradas com as ações estruturantes da zona rural para o melhor escoamento da produção agrícola”, completou o prefeito, sendo bastante aplaudido.

S

Em seguida, as autoridades municipais e convidados se dirigiram para a área interna da sede de produção da farinha, conheceram o local, observaram o trabalho de aquecimento dos fornos e manuseio da matéria-prima e participaram da produção da farinha de mandioca e do beiju. No final, todos os presentes degustaram da farinha e beijus produzidos durante a festa de reinauguração.

S

O vereador, Valfredo José, ressaltou a importância da revitalização da Casa e a contribuição da gestão do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, para a agricultura local. “A contribuição da gestão municipal no ressurgimento da casa de farinha irá estimular e dinamizar a cadeia produtiva da mandioca, melhorando o processo de beneficiamento para produção da farinha, tornando-a uma atividade geradora de renda para a comunidade”, disse Valfredo.

Obra estruturante – O serviço estruturante realizado na Casa da Farinha da comunidade Árvore Alta, pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras, beneficiará mais de 200 agricultores da região. A madeira do teto foi toda trocada, o telhado foi refeito, foram feitos dois fornos à lenha e instalado o maquinário necessário para o trabalho de produção. O piso foi revitalizado e um alpendre foi montado para o trabalho de raspagem da mandioca para agilizar e facilitar o processo de produção da farinha.

Portal do Litoral PB

Com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...