Publicado em: 5 nov 2013

Caravana da Saúde visita Arlinda Marques e confirma atrasos e cancelamentos de cirurgias

035684 jojoA Caravana da Saúde, organizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, realizou a segunda inspeção nesta terça-feira (5). A unidade hospitalar visitada foi o Complexo Arlinda Marques, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Além dos deputados, representantes do CRM, Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal acompanharam a inspeção. De acordo com informações apuradas pelo procurador Eduardo Varandas “mais de 300 cirurgias eletivas foram adiadas devido à carência de anestesistas no hospital”. O diretor técnico do hospital, pediatra Fabiano Alexandria, calcula que “pelo menos sete cirurgias deixam de ser feitas por dia”.

O MPT e o MPF haviam averiguado que dos 16 anestesistas que prestavam serviço à entidade, apenas três remanesceram. Havia sido constatado que o estado não tem médicos concursados em número suficiente para atender as necessidades da população e o secretário da Saúde declarou que não há previsão nem planejamento de concurso público para a área da saúde. Atualmente, no Hospital Arlinda Marques trabalham apenas quatro anestesistas, que são efetivos.

O secretário de saúde do estado, Waldson de Sousa foi informado da visita por um dos diretores e no primeiro momento informou que estava se dirigindo até o complexo, mas, ao fim da visita o secretário não apareceu. E mais uma vez, a imprensa foi proibida de entrar em uma unidade de saúde.

Os deputado Toinho do Sopão, Caio Roberto, Vituriano Abreu, Badu Venâncio, Trocolli Júnior, Olenka Maranhão, Raniery Paulino e Janduhy Carneiro, além do procurador da república José Guilherme Ferraz e o procurador geral do Trabalho, Eduardo Varandas formaram a caravana.

[portfolio_slideshow]

Portal do Litoral PB com Fotos de Joelma Alves




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...