Candidata Ana Paula passa vexame ao tentar justificar queda da 14ª para 100ª posição no índice de atenção básica à saúde em Monteiro
Na sabatina realizada pela Rádio CBN, a candidata a prefeita de Monteiro e ex-secretária de Saúde do município, Ana Paula Morato, viveu um momento constrangedor ao ser questionada sobre a queda abrupta do município no ranking de atenção básica à saúde. De acordo com o programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, Monteiro caiu da 14ª posição, em 2021, para a 100ª atualmente, durante a gestão em que Ana Paula foi responsável pela saúde.
Ao ser questionada sobre as razões para essa queda drástica e quais seriam suas propostas para reverter o quadro, a candidata mostrou dificuldade em apresentar uma resposta clara. Durante a entrevista, Ana Paula tentou justificar dizendo que, como secretária, realizava reuniões com as equipes de saúde para “melhorar esses índices”, mencionando estratégias voltadas ao pré-natal, controle de hipertensão (Hiperdia), e serviços odontológicos. No entanto, não ofereceu soluções concretas para o problema.
O entrevistador Pedro Pereira, insistiu para que a candidata detalhasse as medidas previstas em seu plano de governo, lembrando que a questão da atenção básica é crítica. Ele questionou o que poderia ser feito já no início de sua gestão, caso eleita, para solucionar o problema.
Mesmo assim, Ana Paula repetiu as mesmas justificativas, sem apresentar propostas convincentes. “Foi o que já disse, fazer reuniões com as equipes, através dos agentes de saúde, buscar os indivíduos para que possamos atingir essas metas, fazendo as consultas”, afirmou, sem conseguir esclarecer as medidas efetivas para retomar a boa colocação de Monteiro no índice de atenção básica, antes dela comandar a pasta de saúde.
A resposta gerou repercussão negativa, especialmente pela falta de objetividade da candidata, que não conseguiu justificar a queda abrupta de Monteiro no ranking da atenção básica e tampouco apresentar um plano de ação concreto para resolver o grave problema de saúde que prejudica a população de Monteiro.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter