Publicado em: 28 fev 2023

Campina Grande sedia 4º Festival das Mulheres no Improviso

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove, no dia 8 de março, no Cine Teatro São José, em Campina Grande, a quarta edição do Festival Mulheres no Improviso (FEMI). O evento é gratuito e ocorre às 19h30, com a participação de repentistas e cantadoras nordestinas, que se apresentarão em duplas.

Já estão confirmadas as presenças de Santinha Maurício, de Pernambuco; Minervina Ferreira e Maria Soledade, da Paraíba; Fabiane Ribeiro, do Maranhão; Lucinha Saraiva e Damiana Pereira, ambas do Ceará. O evento será apresentado pelo declamador paraibano Iponax Vila Nova.

De acordo com Iponax, esta será a primeira vez em que o FEMI será realizado, de fato, no Dia Internacional da Mulher e, para a celebrar a ocasião, serão distribuídas rosas para todas as mulheres presentes.

Ele lembra, ainda, que este será um “encontro de gerações” no repente, pois a poetisa mais nova tem cerca de 20 anos, enquanto a mais experiente ultrapassa os 80. Durante o festival, cada dupla cantará em sextilhas, um mote em sete silabas e poderá escolher um gênero e canções, tornando a apresentação mais descontraída e alegre. “A expectativa é muito boa e a participação do público é fundamental, já que os expectadores também poderão fazer sugestões de motes”, reforçou.

Apesar de não terem tanta visibilidade do universo do repente – notoriamente marcado pela participação masculina – as mulheres seguem firmes atuando nesta arte da cultura popular, marcando presença em festivais de cantorias com poesias que, muitas vezes, remetem às lutas, dificuldades, necessidades e contextos sociais e históricos das mulheres.

O FEMI será aberto gratuitamente ao público presencial e, posteriormente, transmitido pela internet, no canal Iponax Vila Nova, no YouTube.

Serviço:
IV Festival Mulheres no Improviso – FEMI
Quarta-feira, 08/03/2023, às 19h30
Local: Cine Teatro São José, em Campina Grande
Apresentação: Iponax Vila Nova
Entrada gratuita




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...