Cadastrados para lista de espera do ‘Sisu’ começaram a ser convocados
As universidades que participam da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada 2015 (Sisu) divulgarão, a partir desta quinta (2), os nomes dos candidatos selecionados nas listas de espera.
De acordo com a página do Ministério da Educação, cabe ao estudante acompanhar, junto à instituição de ensino, os prazos e documentos exigidos para a matrícula. Cada uma das 72 universidades públicas segue seus próprios procedimentos para o preenchimento das vagas que não foram ocupadas na primeira chamada.
Entre 15 e 26 de junho, os alunos que não foram aprovadospuderam manifestar interesse em participar da lista de espera.
A possibilidade de tentar a “repescagem” só é válida para a primeira opção de curso feita pelo estudante.
A edição de inverno do Sisu, gerenciado pelo MEC, seleciona alunos para instituições públicas do ensino superior usando como critério de seleção a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014.
PROCEDIMENTOS E CONCORRÊNCIA
Cada universidade terá seus próprios procedimentos. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por exemplo, a Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fornecida pelo Ministério da Educação (MEC) tem mais de mais de 16 mil candidatos para 895 vagas em 39 cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
SISU, PROUNI E FIES: QUAL A DIFERENÇA?
O Sistema de Seleção Unificada é gerenciado pelo MEC e, através dele, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos. A edição do Sisu “de inverno” ou de “meio do ano” usa como critério de seleção a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014.
O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas – onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
A inscrição no Prouni do segundo semestre vai ser aberta na terça-feira (16). Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo Ministério.
PROCESSO SELETIVO
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.
Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
A consulta de vagas da segunda edição do Sisu deste ano foi aberta em 2 de junho.
A lista disponível na página do sistema tinha vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Foram selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, foi oferecida em 24 universidades federais.
O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.
Com 180 Graus
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter