Caaporã se despede do Projeto Rondon
A Secretaria de Educação de Caaporã realizou na noite dessa quinta-feira (31), uma solenidade de encerramento para os trabalhos que vinham sendo realizados por uma equipe de 21 pessoas, entre; Coordenadores, professores, universitários e um Sargento da Marinha brasileira que atuaram em uma campanha de integração social nos últimos 12 dias na cidade.
A equipe trouxe a cidade oficinas, palestras e minicursos que levantaram discussões sobre diversos temas de caráter social, como; a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania e o desenvolvimento local e sustentável, bem como a capacitação de multiplicadores locais para atuarem em ações voltadas à administração pública com a elaboração de projetos que atendam à infraestrutura municipal, assim como nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.
A solenidade foi aberta pela Professora e Escritora, Lúcia Santos de Lima, que elaborou um “Cordel” especialmente em homenagem aos rondonistas, nele a escritora recitou a alegria que foi poder colaborar, enquanto professora e cidadã de Caaporã, com toda a equipe do projeto, assim como disse que as portas de nossas cidade estarão sempre aberta para todos e ainda recitou a saudade que que eles vão deixar. Em seguida um vídeo com vários momentos da passagem da equipe por nossa cidade foi exibido emocionando a todos os presentes.
A Secretária de Educação, Lenira Rodrigues, agradeceu a todos que prestaram auxílio aos rondonistas e colaboraram, tanto para uma boa recepção como também para um bom acolhimento, assim como para os que participaram direta e indiretamente no suporte para realização do excelente trabalho que foi desenvolvido pelas equipes. “Agradeço a todos, sem exceção, que deram suas contribuições neste projeto e, também gostaria de dizer que mais uma vez pude ter a certeza de que de mãos dadas podemos sim, contribuir para uma sociedade melhor”, disse Lenira.
Os alunos Luan, Raissa, Gisele e Ketheryn também agradeceram o acolhimento e a colaboração de todos nestes 12 dias que passaram na cidade. Os alunos entoaram juntos uma celebre canção do Rei do Baião Luiz Gonzaga, “A Vida do Viajante”, como forma de demonstrar seu agradecimento ao povo caaporense. A aluna Ketheryn se emocionou ao falar de sua experiência como rondonista. “Foi surpreendente ver a colaboração e a boa vontade de todos em ajudar, acredito termos aprendido muito mais do que de fato ensinado e certamente levaremos conosco para toda nossa vida esse aprendizado”, disse a aluna.
Para encerrar a solenidade o Prefeito Dr. João Batista que se fez presente acompanhado da 1a Dama, Dra. Ivanilda Soares, foi presenteado pelos alunos do projeto com uma mochila que trazia consigo alguns utensílios de utilização dos Rondonistas em suas atividades, como; camiseta, chapéu e outros. O Prefeito recebeu ainda um certificado de participação do Ministério da Defesa, o qual fez questão de exibir para todos e dizer que era com muito orgulho que recebia este certificado. “Tenho muito orgulho em receber esta certificação que me faz relembrar do imenso prazer que tive em fazer parte desse projeto e que por 3 vezes pude atuar como Rondonista e, hoje, anos depois, ver a cidade que governo, com a ajuda do povo, ser contemplada com este maravilho projeto e as brilhantes ideias desses jovens universitários, que só tem a somar na evolução da prática da cidadania, é realmente regozijante”, disse Dr. João.
Ao final da solenidade chegou a hora de comemorar o sucesso que foi a passagem dos rondonistas pelo município, com comida típica e forró pé de serra, todos participaram de uma verdadeira confraternização de amigos, a alegria e a animação tomaram conta da área externa da Secretaria ao se formar uma quadrilha junina elaborada nos últimos instantes onde todos se despediram muito gratos da equipe que certamente deixará saudades.
Secom
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter