Publicado em: 21 jun 2014

Baixa no tráfico: Polícia apreende mais de 400 quilos de drogas com ações de repressão na Paraíba

1395162622021-terruel
O trabalho de repressão qualificada efetuado pelos órgãos operativos de Segurança Pública têm resultado em grandes apreensões de entorpecentes na Paraíba e prisões de traficantes. Em menos de 24h, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apreendeu 20 quilos de cocaína e crack na região metropolitana de João Pessoa e oito pessoas foram presas. Com a retirada de circulação dos entorpecentes, a delegacia especializada acumula mais de 410 quilos de drogas apreendidas este ano.

Na última  quinta-feira (19), aconteceu a apreensão de cocaína, no bairro do Jardim Luna e algumas prisões efetuadas. Segundo a Polícia, a primeira apreensão aconteceu durante uma abordagem a uma moto e o restante da droga foi encontrado em uma residência.

No dia anterior, dez quilos de crack distribuídos em oito tabletes foram apreendidos na cidade de Cabedelo. A droga, que de acordo com as investigações seria distribuída em bocas de fumo no Litoral Norte paraibano. Os três homens foram levados para o Presídio do Roger e as duas mulheres para o Centro de Reeducação Feminina Júlia Maranhão onde vão aguardar o julgamento.

O delegado titular da DRE, Allan Terruel, explica que a venda de entorpecentes está sendo investigada por determinação do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Aberto Ferreira da Silva. Segundo ele, os entorpecentes apreendidos vêm do exterior e cada tipo tem uma vertente de investigação, pois são fornecedores diferentes.

Para Wagner Dorta, superintendente da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), a qual a DRE está subordinada, com as prisões e apreensões a Polícia Civil dá a sua contribuição no combate ao tráfico, intensificando as investigações por meio da repressão qualificada. “A Polícia Judiciária tira de circulação grandes quantidades de entorpecentes e prende traficantes perigosos, por entender que a partir do momento que se retira drogas desses criminosos e consegue reduzir outros crimes, principalmente aqueles contra a vida e contra o patrimônio”, frisou, acrescentando que a Polícia Civil tem inibido, inclusive, o tráfico que é gerenciado de dentro do Sistema Prisional.

Ele ainda ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado na Inteligência, que fortaleceram ainda mais os policiais que estão em campo e a DRE, que hoje figura entre as melhores de repressão a entorpecentes do país.

– De janeiro a maio de 2014, as Polícias Civil e Militar apreenderam 491 quilos de maconha, crack e cocaína. O quantitativo é 142% maior do que os 203,3 quilos de drogas retirados de circulação no Estado no mesmo período do ano passado. Os entorpecentes apreendidos este ano também superam as apreensões de 2010 e 2011 nas cidades paraibanas, que foram de 225,4 quilos e 297,3 quilos de drogas, respectivamente.

De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), nos cinco primeiros meses deste ano houve aumento de 153% nas apreensões de maconha (173 para 437 quilos) e de 126% nas de crack (22,4 para 50,7 quilos). Em três anos e cinco meses, foram mais de cinco toneladas de drogas retiradas de circulação, uma média de quatro por dia.

 Portal do Litoral PB

Secom-PB 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...