Publicado em: 16 maio 2023

Assentamento Apasa em Pitimbu comemora 28 anos com shows e torneio de futebol

As festividades de aniversário dos 28 anos do assentamento Apasa, em Pitimbu, teve uma programação com shows e torneio de futebol amador, realizado pela Prefeitura Municipal.

As bandas Sentimentos, Forró Fikado e Mc Guizinho, agradaram ao público presente no sábado (13), destacando que a banda Sentimentos faz muito sucesso no estado vizinho, Pernambucano.

Apasa é um dos assentamentos mais produtivos da reforma agrária e tem um olhar especial da atual gestão comandada pela prefeita Adelma Cristovam, que ampliou o horário de atendimento na UBS da localidade e realiza diversas ações e serviços.

A prefeita Adelma ressalta que o evento contribuiu para a economia local, além de preservar a cultura e tradições, proporcionando momentos de lazer e entretenimento para a comunidade.

Tradicional Torneio de Futebol

O esporte foi mais uma vez destaque durante as festividades, e através da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer foi realizado o tradicional torneio do assentamento que teve os seguintes resultados:

Preliminar

Campeão: Santos

Vice-campeão: Vasco

Titular

Campeão – Santos

Vice-campeão – São Caetano

Melhor jogador – David (São Caetano)

Melhor goleiro – Santos

Sobre o assentamento

Criado pelo Incra em 1995, o assentamento, distante cerca de 70 quilômetros de João Pessoa, é considerado uma das mais produtivas áreas de reforma agrária da Paraíba e possui uma área de 1.130 hectares, onde vivem e produzem 150 famílias agricultoras.

O Assentamento Apasa se destaca como uma das principais áreas produtoras de alimentos orgânicos, principalmente de hortaliças, do Litoral Sul da Paraíba, onde a produção geralmente é mais voltada para culturas como o inhame, a macaxeira e frutas.

As famílias do assentamento também produzem batata doce, milho, acerola, graviola, maracujá, coco verde e seco, mamão Havaí e formosa. Boa pare da produção tem como destino as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de João Pessoa e de Recife.

Em 2008, os trabalhadores rurais assentados no Apasa conquistaram os Títulos de Domínio da terra, documento emitido pelo Incra que garante a propriedade da terra.

 

 

 

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...