Assembleia Legislativa institui “Medalha do Mérito Cultural Joacil de Brito Pereira”, de autoria do deputado Tião Gomes
O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei do deputado estadual Tião Gomes (PSB), que institui, no âmbito do Poder Legislativo estadual, a Medalha do Mérito Cultural Joacil de Brito Pereira, a ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, paraibanas ou não, que tenham prestado relevantes serviços culturais ao Estado.
A honraria será preferencialmente entregue em sessão solene agendada para o mês de fevereiro de cada ano, acompanhada do respectivo diploma, homenageando uma personalidade anualmente, por iniciativa da Mesa Diretora ou mediante a subscrição um terço dos membros da Assembleia Legislativa.
Para o deputado, a justa homenagem reconhece o extraordinário valor cultural de Joacil de Brito, principalmente, em comemoração ao centenário de nascimento, no dia 13 de fevereiro de 2023.
“A Assembleia Legislativa da Paraíba que teve Joacil de Brito Pereira como redator de anais e debates, como deputado estadual, resgata em seu centenário de nascimento, sua digna e honrada Memória, criando a Medalha do Mérito Cultural que carregará o seu nome e que haverá de ser entregue a outras tantas personalidades que, como Joacil o fez por décadas, lutam pela cultura paraibana em suas mais diversas formas de expressão. Portanto, a homenagem não é apenas justa, é um ato de reconhecimento e respeito a tudo que ele representou para o nosso estado”, disse Tião.
A Medalha
Na parte da frente da insígnia, haverá a efígie do escritor Joacil de Brito Pereira, com a expressão “Medalha do Mérito Cultural Joacil de Brito Pereira”; na parte de trás, constarão o brasão do Estado da Paraíba, o nome do agraciado com a medalha, a data de entrega da honraria, o número da resolução e o nome do Deputado Estadual que tiver apresentado o respectivo projeto.
A Medalha do Mérito Cultural Joacil de Brito Pereira está sendo criada nos moldes das medalhas do Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena (Resolução n° 741/2002), do Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity (Resolução n° 1.218/2007), do Mérito Militar Edson Ramalho (Resolução n° 1.882/2019) e do Mérito Empreendedor José Carlos da Silva Júnior (Resolução n° 1.929/2021).
Conheça um pouco da trajetória de Joacil de Brito
Advogado, professor universitário, escritor consagrado, com mais de quarenta livros publicados ao longo da vida, reconhecido por sua devotada dedicação à causa pública paraibana, ocupando três vezes o cargo eletivo de Deputado Estadual (1955/1959, 1959/1963 e 1963/1967), exercendo dois mandatos de Deputado Federal (1979/1983 e 1983/1987) e atuando como Secretário Chefe da Casa Civil (Governo Flávio Ribeiro Coutinho) e Secretário do Interior e Justiça (Governo Ivan Bichara).
O extraordinário valor cultural de Joacil de Brito Pereira viabilizou o seu ingresso na Academia Brasileira de Letras Jurídicas (Cadeira n° 38) e o recebimento da Medalha João Ribeiro (conferida pela Academia Brasileira de Letras), depois de ter presidido várias vezes a Academia Paraibana de Letras (1994 a 1996 e 1998 a 2006) e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (1989 a 1995). Trata-se, convém registrar, do mais longevo líder/presidente das principais instituições culturais do Estado da Paraíba, o que o torna singular e justifica, por si só, a pertinência da homenagem que agora se propõe por ocasião do centenário do seu nascimento.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter