Publicado em: 7 fev 2015

“Arrastão da Saúde” conscientiza população sobre os riscos da Dengue e da Chikungunya

A prefeitura de Alhandra, através da Secretária de Saúde, realizou na manhã de ontem sexta-feira (06), o “Arrastão da Saúde”, nas principais ruas da cidade. A iniciativa é educativa e de conscientização quanto aos riscos de contágio da Dengue e da Chikungunya.

Os agentes de endemias se concentram em frente ao prédio onde funciona a Secretaria de Saúde, às 8h da manhã, e saíram em caminhada pelas principais vias da cidade levando informações de como combater o mosquito transmissor da dengue. Foram distribuídos panfletos explicativos sobre as doenças e cartazes.

A secretária de Saúde, Albarina Kelly, afirmou que esta ação é preventiva. “O objetivo do ‘Arrastão da Sáude’ é conscientizar a população quanto aos riscos da doença e como evitar os focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti”, avisou.

A dona de casa, Yaponira Maria, aprovou a ação da Secretaria e disse que tem sempre o cuidado para deixar água parada que facilita a procriação do mosquito. “Dificilmente eu armazeno a água em recipiente dentro de casa, tenho plantas, mas sempre troca a água,” afirmou.

Além dos agentes de endemias, profissionais de limpeza e profissionais da vigilância sanitária participaram do evento. A coordenadora municipal da Vigilância de Saúde, Simone Carrazone, explicou que a Dengue e a Chikungunya são doenças semelhantes. “Seus sintomas são febre e dores nas articulações. Apenas para a chikungunya, as dores articulares são mais intensas e elas podem durar por muito tempo, enquanto a dengue as dores são mais rápidas,” alertou.

Os agentes de endemias se concentram em frente ao prédio onde funciona a Secretaria de Saúde

Coordenadora da Vigilância em Saúde, Simone Carrazone, conversa com dona de casa, Yaponira Maria

Agentes em campanha educativa no município




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...