Apple traz novidades sobre Apple Watch e apresenta MacBook superfino
A Apple tem novidades para o seu portfólio de produto. O evento, cuja maior estrela foi o Apple Watch, o primeiro smartwatch da maçã, teve como sede São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. A companhia ainda trouxe boas novas como um novíssimo MacBook e uma redução de preço da Apple TV para US$ 69.
O evento teve como apresentador o CEO da Apple, Tim Cook, que começou com informações sobre a Apple TV. Apesar de não trazer nenhuma novidade de hardware, o set-top box da Apple ganhou acesso ao conteúdo do canal de TV a cabo HBO, a partir de abril, mediante a assinatura do serviço HBO Now, que custará US$ 14,99 por mês nos Estados Unidos.
Além disso, o CEO da Apple anunciou que o dispositivo será vendido mais barato nos Estados Unidos. Se antes ele tinha o preço sugerido de US$ 99, agora custará US$ 69. Não foi divulgado, entretanto, se a filial brasileira seguirá com o preço antigo ou também aproveitará o desconto.
O aplicativo Health, presente no iPhone, também ganhou melhorias. O vice-presidente de operações da empresa, Jeff Williams, explicou como os recursos focados em coleta de dados sobre a saúde de cada usuário podem ajudar a comunidade científica na pesquisa de doenças. Isso será possível graças ao ResearchKit, ferramentas distribuídas pela Apple para que desenvolvedores construam apps com este objetivo. E, para afastar desconfianças, Williams destacou que este fluxo de comunicação é feito com total segurança e sigilo para os pacientes – sequer a Apple tem acesso às informações trocadas.
MacBook
Um novo MacBook, mais fino do que nunca, foi demonstrado em seguida por Tim Cook. A diferença que mais chama a atenção é que ele estará disponível em três cores, já presente nos iPhones: cinza, prata e dourado. As mudanças físicas do novo MacBook são notórias. Ele está 24% mais fino que o MacBook Air e o seu teclado ocupa uma área maior da base, deixando-o quase sem borda.
A tela de 12 polegadas possui a tecnologia Retina, com resolução de 2304 x 1440. De acordo com a Apple, ela é tela mais fina já criada por eles, com apenas 0,88 mm de espessura.
O novo MacBook também sofreu mudanças significativas no seu trackpad. Ele conta com uma tecnologia chamada Force Touch e é capaz de reconhecer diversos níveis de pressão do dedo. Isso é possível por causa de quatro sensores construídos embaixo de uma superfície de vidro. Assim, profissionais da área de desenho e ilustração podem ter mais sensibilidade ao criar seus trabalhos, por exemplo.
Este também é o primeiro MacBook construído sem a ventoinha de refrigeração. Com isso, a placa lógica é 67% menor do que dos modelos anteriores e o resultado é um notebook com ainda menos ruído.
O processador que a Apple escolheu para este notebook é o Intel Core M, que consome apenas 5 watts de eneriga. Desta forma, de acordo com a companhia, a bateria pode durar até 9 horas navegando na Internet, ou até 10 horas assistindo a filmes no iTunes.
O novo MacBook estará disponível para venda nos Estados Unidos a partir do dia 10 de abril, mas ainda não há data para início das vendas no Brasil. Por aqui, ele mantém a tradição do preço salgado, de R$ 8.499 ou R$ 10.499, dependendo da quantidade de memória e o tamanho do SSD escolhido pelo consumidor. A versão mais avançada possui 8 GB de RAM e SSD de 512 GB, mas o chip gráfico não varia: Intel HD Graphics 5300.
Apple Watch
Na sequência, Tim Cook mostrou diversas aplicações cotidianas do Apple Watch, desde atender ligações a ler emails completos na pequena tela do dispositivo. Porém, boa parte da apresentação focou em mostrar as vantagens do aplicativo de exercícios do relógio inteligente. Além de acompanhar as atividades diárias do usuário, como uma corrida ou uma simples caminhada, ele é capaz de prover informações detalhadas e específicas para cada tipo de exercício. O app também pode sugerir atividades todas as segundas, baseadas nas atividades realizadas na semana anterior, por exemplo.
O Apple Watch será capaz de receber qualquer notificação que o iPhone também recebe, como resultados dos jogos do seu time, informações do mercado financeiro, previsão do tempo e atividades do Facebook, por exemplo. Com o WatchKit, distribuído aos desenvolvedores em setembro, diversas aplicações podem ser criadas para tornar o smartwatch tão útil quanto o smartphone, mesmo com a pequena tela. O usuário poderá, por exemplo, fazer perguntas à Siri e responder um SMS direto no relógio, com a possibilidade de usar adesivos e outros elementos famosos em programas de chat.
Para mostrar versatilidade, diversas formas de uso do smartwatch foram apresentadas, como dar like em uma foto publicada no Instagram, requisitar um carro no serviço Uber ou, ainda, fazer check-in em um voo utilizando o app Passbook. Para acessar a Apple Watch Store e fazer o download de cada um desses aplicativos será necessário ter o app chamado Apple Watch instalado no iPhone. Ele estará disponível ainda nesta segunda-feira, com a atualização do iOS 8.2.
De acordo com Tim Cook, a bateria do Apple Watch pode durar o dia inteiro, ou cerca de 18 horas em um dia típico. O gadget estará disponivel em três coleções: Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition, cada uma com seu respectivo conjunto de cores. Com tamanha diversidade de modelos, os preços também serão bem variados: entre US$ 549 e US$ 1.049 para o modelo de 38 mm e entre US$ 599 e US$ 1.099 para o modelo de 42 mm. Isso faz com que o do modelo mais barato custe salgados R$ 1.700 em conversão direta, de acordo com a cotação atual da moeda americana.
O Apple Watch estará disponível para pré-venda em 10 de abril e chega às lojas no dia 24 de abril em dez países, mas infelizmente isso não inclui o Brasil. Ainda não há data nem preço definido para venda do relógio em nosso país.
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