Após rompimento, prefeita fecha SINE do Conde, Estado intervem e serviço voltará a funcionar
Após o governador Ricardo Coutinho romper com a prefeita de Conde, Tatiana Corrêa e anunciar a adesão do Padre Severino (PT) ao seu projeto de reeleição, a gestora condense resolveu fechar o Posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE) que funcionava na cidade. Apesar de ser um serviço com parcerias entre Governo do Estado, Governo Federal e prefeitura, o local onde funcionava o SINE era alugado pela prefeitura e os funcionários que prestavam atendimento eram cedidos pela gestão municipal.
Essa é a primeira vez na história da Paraíba que um Posto do SINE um Programa com ações do Governo Federal é fechado. No momento as empresas e trabalhadores condenses estão sem os atendimentos referentes a Consulta de vagas de emprego, cadastro de vagas de empregos, Habilitação do Seguro Desemprego, Qualificação Profissional, emissão de carteira de trabalho, Intermediação de Mão de Obra, dentre outros serviços.
De acordo com Roberta Lima, coordenadora do SINE na cidade de Conde, a secretária de Ação Social, Valcinete Araújo a ligou pedindo a chave do imóvel e afirmando que no local iria funcionar outro setor da prefeitura, sem dar mais detalhes. “Recebi uma ligação de Valcinete Araújo me pedindo a chave do prédio, dizendo que no local do Sine iria funcionar outro serviço da prefeitura. Fui ao SINE Estadual para resolver essa situação, pois os trabalhadores do Conde não podem ser penalizados por questões politicas e a Agência do Sine no Conde será reaberta em outro local”, afirmou Roberta Lima.
Ainda de acordo com Roberta Lima, os serviços de apoio ao trabalhador condense que tem parcerias do Governo Federal e Estadual irá funcionar em outro endereço a partir do desta segunda-feira (11). “Vamos atender os trabalhadores, empresas e empresários em novo endereço, na galeria Ari Pereira, ao lado da Assembleia de Deus, Centro do Conde”, informou.
A ex-secretária de Ação Social, Karla Pimentel que foi uma das responsáveis pela instalação do Sine na cidade, desabafou. “Eu preciso contar pra vocês o quanto foi difícil abrir o SINE do Conde; nossa população não tem a densidade necessária para que o SINE que é um programa FEDERAL com o apoio do Estado e do município funcione, passamos mais de dois anos tentando provar que nós teríamos condições de ter uma agência no nosso município. Muitos estudos de viabilidade foram exigidos, viagens a Brasília com o apoio fundamental de Manoel Jr. até que finalmente isso acontecesse… Depois travamos outra luta com o Governo do Estado mas, finalmente com o apoio do vice governador Romulo Gouveia que se sensibilizou quando pedi para que ele nos ajudasse e prontamente fui atendida. Hoje a população tem o SINE e isso é direito adquirido, não se pode repentinamente, por questões políticas, simplesmente fechar as portas sem nenhuma cerimônia. Graças a Deus o Governo conseguiu que isso não acontecesse a princípio, e vão reabrir em outro endereço. Espero que essa atitude não cause uma situação irreversível pois, é convencionado a parceria tripartide: Governo Federal, Estado e Município, existindo fiscalização para que normas sejam respeitadas, eu mesmo recebi uma fiscalização vinda do Ministério do Trabalho de Brasília onde fomos avaliados muito positivamente”, garantiu Karla.
Resposta da Prefeitura
Ao ver a repercussão nas redes sociais sobre o fechamento no SINe, Eudes Fêlix, assessor da prefeita responder o seguinte: “Aqui no Conde já temos a Agência de Emprego onde Saulo Barreto é o secretário e Waldomiro Ferraz, foi nomeado como diretor do departamento de emprego”, informou.
A “Agência de Desenvolvimento”, é um serviço para facilitar a conquista de uma vaga de emprego, através do “Programa mais Empregos para o Conde”, que é um balcão de cadastro, seleção e indicação de candidatos a vagas disponíveis nas diversas indústrias a serem instaladas no Litoral Sul da Paraíba. Porém, sem parcerias com o Ministério do Trabalho e Governo do Estado e sem muitos serviços essenciais oferecidos apenas pelo SINE.
Portal do Litoral PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter