Após dez anos de espera, Vasco e Fla voltam a decidir final do Carioca neste domingo
Dez anos de espera com data, hora e local para terminar. Vasco e Flamengo começam a decidir neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, o título do Campeonato Carioca de 2014. Já se passaram dez anos desde o último confronto entre os rivais em uma final de estadual. Quase o mesmo tempo do jejum vascaíno de títulos na competição. Campeão da Taça Guanabara, o Rubro-Negro joga por dois empates para ficar com a taça.
O Vasco está empenhado em voltar a conquistar o título (o último veio em 2003, sobre o Flu), que também significaria colocar um ponto final na sequência de derrotas para o rival em decisões estaduais. O último triunfo vascaíno foi em 1988, com o gol de Cocada. De lá para cá, o Flamengo levou a melhor em 1999, 2000, 2001 e 2004.
Com todos os seus titulares à disposição, o técnico Adilson Batista traçou uma meta: vencer o primeiro jogo para inverter de cara a vantagem do adversário. Depois de passarem a semana toda sem treinar em função de dores musculares, o volante Guiñazu e o lateral-esquerdo Diego Renan participaram da atividade de sábado e não devem ser problema para o confronto.
Já o Flamengo tem as baixas de quatro jogadores considerados titulares, mas, em compensação, chega à final com a confiança em alta. A sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Emelec, que deu sobrevida na Libertadores, encheu o grupo de motivação. Por isso, existe a certeza de que, mesmo com desfalques, o time de Jayme de Almeida será forte para enfrentar o rival e iniciar com o pé direito a busca por mais um título estadual
A ausência de alguns jogadores será, ao mesmo tempo, a oportunidade de outros. Fora da Libertadores, os volantes Márcio Araújo e Luiz Antônio deverão começar jogando, assim como Alecsandro, que disputa com Edmílson, do Vasco, o posto de artilheiro do Campeonato Carioca. O principal foco no momento é o jogo contra o Léon, na próxima quarta-feira, que vai decidir o futuro do Flamengo na Libertadores.
Rodrigo Nunes de Sá apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Massara. A Rede Globo transmite para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além do Premiere com transmissão pelo sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes do duelo em Tempo Real com vídeos.
Vasco: mesmo sem ter confirmado a escalação, o técnico Adilson Batista deve repetir a formação que eliminou o Fluminense na semifinal. Depois de passarem a semana se recuperando de dores musculares, Guiñazu e Diego Renan voltaram a treinar no sábado. O Vasco deve ir a campo com: Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Pedro Ken e Douglas; Reginaldo, Éverton Costa e Edmílson.
Flamengo: o técnico Jayme de Almeida promove algumas modificações para preservar uma parte da equipe que enfrenta o León, na próxima quarta, pela Libertadores. O lateral-direito Leo se recuperou e vai para o jogo. O Flamengo deve começar com Felipe, Léo, Samir, Wallace e João Paulo; Amaral, Márcio Araújo e Luiz Antônio; Everton, Paulinho e Alecsandro.
Vasco: apenas o lateral-esquerdo Henrique e o atacante William Barbio estão em fase final de recuperação de lesões.
Flamengo: Léo Moura, André Santos e Hernane estão entregues ao departamento médico. Elano já voltou aos treinos, mas ficará fora da partida porque ainda recupera a forma física.
Vasco: Ninguém.
Flamengo: Ninguém.
Pelo Carioca de 1987, o Vasco venceu o primeiro turno e disputou um triangular com Bangu (o melhor da Taça Rio) e Flamengo (vencedor da Taça Euzébio de Andrade, o terceiro turno). Vasco e Flamengo passaram pelo Bangu e chegaram ao último jogo na disputa para o título. Tita, ex-Flamengo, garantiu o caneco para o Cruz-Maltino: 1 a 0. Roberto e Romário formavam a dupla de ataque na decisão, e Dunga foi outro a participar da campanha. Naquela edição, houve um teste com jogos às segundas-feiras à noite. O teste aconteceu em um Fla-Flu, com 96.612 torcedores no Maracanã, dia 27 de julho.
Portal do Litoral PB
Com globoesporte
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter