Publicado em: 16 ago 2014

Android: Google planeja extinguir a opção de mover arquivos para o cartão de memória

A Google, empresa responsável pelo sistema operacional Android, para celulares, está planejando extinguir a opção de mover arquivos da memória interna dos aparelhos para uma memória externa, o famoso cartão de memória.

Os rumores vêm sendo cada vez mais difundidos nos sites de tecnologia e até mesmo por pessoas ligadas a Google.

Uma prova clara de que isto poderá ocorrer é que alguns celulares smartphones já não possuem expansão para cartão de memória, como é o caso do Moto G que possui apenas memória interna, disponível nas versões de 8 e 16 GB.

O Moto G possui uma versão pura do Android, numa parceria firmada entre a Google e Motorola. A versão, como já citado, não possui entrada para cartão de memória, ao invés disto, a Google está buscando incentivar o armazenamento na nuvem. No caso do Moto G, os usuários ganham 50 GB de armazenamento em nuvem no serviço DropBox, por 2 anos, além de 15 GB gratuitos no Google Drive. Outro serviço que também pode ser usado é o OneDrive, da Microsoft, que também oferece 15 GB gratuitos.

A nova tendência da Google em remover do Android a opção de mover arquivos para o cartão de memória já vem sendo bastante rejeitada por parte dos usuários, uma vez que o armazenamento na nuvem necessita de uma boa conexão com a internet, a exemplo de redes wi-fi para enviar os arquivos ou baixa-los para execução nos smartphones. Os usuários preferem o armazenamento físico dos cartões de memória que, em aparelhos da Samsung, por exemplo, pode suportar cartões Micro SD de até 64 GB, espaço de sobra para música, foto, vídeo e outras opções de entretenimento.

Além disto, algumas empresas que produzem celulares e quem têm parceria com a Google podem deixar de fabricar aparelhos com entrada para cartão de memória, tudo com o intuito de forçar os usuários a aderirem a nova tendência do armazenamento na nuvem.

Alternativa viável

Caso venha se concretizar a nova tendência da Google, os usuários que desejarem ter um celular com cartão de memória deverão aderir para aparelhos que possuam este tipo de entrada e uma versão do Android que ainda esteja disponível a opção de mover os arquivos para o cartão. Até o presente momento, todas as versões do Android possuem esta opção.

Na minha humilde opinião, a Google deve ter cautela em relação ao assunto, pois jamais o armazenamento na nuvem chegará aos pés da comodidade e praticidade dos cartões de memória.

Por hoje é só;

Até a próxima!

@brunodelima07

Bruno de Lima é jornalista, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, acadêmico do curso de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, FAFIC. Colunista e redator de vários portais do Estado da Paraíba. É o fundador e chefe de jornalismo do Diário do País: www.diariodopais.com.br . Membro do Portal dos Jornalistas, de São Paulo-SP. Técnico em informática Microsoft (Master Instructor/Office Specialist): 2493713, formação em Tecnologia da Informação (TI) pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro-RJ e Intel. 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...