Publicado em: 16 nov 2022

Agevisa retoma informativo radiofônico e anuncia capacitações sobre mudanças na legislação sanitária

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) está se programando para promover, em 2023, uma série de capacitações destinadas a atualizar os 223 municípios paraibanos nas questões relacionadas às mudanças que aconteceram e que estão acontecendo na legislação sanitária brasileira.

Em edição do informativo Momento Agevisa, veiculado dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara e disponível em https://agevisa.pb.gov.br/servicos/audios/297-edicao-de-10-de-novembro-de-2022-de-volta-as-ondas-da-radio-tabajara.mp3, o diretor-geral da instituição reguladora, Geraldo Moreira de Menezes, observou que a pandemia da Covid-19 (em especial) tornou necessárias várias revisões de ordem legal para garantir maior eficiência nas ações de promoção e defesa da saúde coletiva, e que as atualizações devem ser amplamente difundidas junto aos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, notadamente junto aos municípios, que estão mais próximos da população.

Reafirmando a determinação de estreitar cada vez mais a parceria com as Vigilâncias Sanitárias municipais, Geraldo Moreira acrescentou que há atualmente várias ações em andamento na Agevisa e ressaltou o processo de Gestão de Qualidade que vem sendo implantado através do Projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) – IntegraVisa II”. “Esse processo vai tornar a Agevisa muito mais resolutiva, rápida e ágil, habilitando-a ao Isso 9001, de 2015”, explicou.

Desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Projeto “IntegraVisa II”, conforme Geraldo Moreira, tem como meta principal o desenvolvimento de uma cultura de Gestão de Qualidade nas organizações integrantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

De volta às ondas do rádio – Durante o período eleitoral (primeiro e segundo turnos) o Momento Agevisa ficou fora do ar em respeito a exigências expressas na legislação brasileira. O informativo retornou às ondas da Rádio Tabajara no dia 10 de novembro com o mesmo compromisso de oferecer, nas manhãs das quintas-feiras, dentro da programação do Jornal Estadual, informações sobre variados temas de interesse da saúde da população.

Ressaltando a importância do programa radiofônico na divulgação das ações da instituição sanitária estadual, o diretor Geraldo Moreira lembrou que o Momento Agevisa foi criado com o objetivo de aproximar ainda mais o Governo do Estado da população (na área da Vigilância Sanitária) por meio de um canal de comunicação extremamente rápido, eficiente e de amplo alcance social, que é o rádio.

“O informativo foi ao ar pela primeira vez no dia 04 de agosto de 2016, como parte da estratégia relacionada ao caráter educativo presente na missão da Vigilância Sanitária. Desde então, vem se consolidando cada vez mais como importante canal de comunicação e de massificação dos conhecimentos sobre os temas de competência da Vigilância Sanitária e sobre como as pessoas devem proceder para ajudar na promoção e defesa de uma saúde pública de qualidade”, explicou.

Somado aos demais canais de comunicação da instituição, o Momento Agevisa, segundo Geraldo Moreira, ajudou a ampliar a consciência popular sobre o papel da Vigilância Sanitária. “Com o reforço da interiorização da comunicação da Agevisa, a população paraibana pode tomar conhecimento dos vários temas de interesse da saúde coletiva e que estão relacionados à atuação e aos cuidados da Vigilância Sanitária”, comentou. E acrescentou: “Além da oportunidade de tomar consciência, por meio da informação, do papel da Vigilância Sanitária na promoção e proteção da saúde coletiva, os ouvintes da Rádio Tabajara puderam se tornar multiplicadores de informações sobre os cuidados que devem ser tomados na aquisição e consumo de alimentos, medicamentos e outros produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário”.

O Momento Agevisa e a Covid-19 – O diretor-geral da Agevisa também destacou o papel do informativo radiofônico na orientação sobre como as pessoas deveriam proceder para enfrentar a ameaça do coronavírus. “Desde março de 2020, quando se agravou a pandemia da Covid-19, a Agevisa se mobilizou para contribuir de forma efetiva nas ações governamentais de proteção dos paraibanos. Naquele cenário, o Momento Agevisa foi intensamente utilizado como canal de informação sobre o problema em si e sobre como as pessoas deveriam agir para proteger a si mesmas, aos seus familiares e ao próximo, de modo geral”, ressaltou.

“Neste informativo – continuou o diretor –, destacamos os cuidados a serem tomados pela população para evitar o coronavírus durante a assistência à saúde; a importância dos cuidados com notícias falsas sobre a Covid-19; as orientações aos profissionais nas barreiras sanitárias em face do coronavírus, as normas para testes de detecção da Covid-19 em laboratórios clínicos privados e as recomendações para uso não profissional de máscara de proteção respiratória”.

Orientações importantes – Geraldo Moreira lembrou que todos os temas importantes relacionados à pandemia foram destacados no Momento Agevisa, dentre os quais a importância do uso racional de medicamentos e da higiene das mãos no combate à Covid-19; a necessária segurança do paciente para prevenir a Covid-19 nos serviços de saúde; as formas corretas de tratar e consumir água e alimentos em tempos de coronavírus, a relação de perigo entre tabagismo e coronavírus e os cuidados especiais que deveriam cercar o isolamento domiciliar onde houvesse suspeita de Covid-19.

“Outros temas se relacionaram aos cuidados com o lixo doméstico em caso de suspeita da Covid-19; à desinfecção dos ambientes com água sanitária na medida certa; às orientações para as empresas de alimentos em época de Covid-19; à prevenção e controle da Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), à classificação e destinação do lixo hospitalar nos serviços de saúde e aos protocolos a serem seguidos nas instituições por ocasião da retomada das atividades presenciais”, acrescentou.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...