Publicado em: 5 ago 2020

Agevisa/PB comemora Dia Nacional de Vigilância Sanitária e ressalta ações preventivas à Covid-19

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba comemora o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, celebrado nesta quarta-feira, dia 05 de agosto, consciente da importância do seu papel no enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Instituída pela Lei nº 13.098/2015, a data se destina à realização de atividades direcionadas à ampliação do nível de conhecimento e consciência da população sobre a importância do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária na promoção e proteção da saúde das pessoas. O SNVS é coordenado pela Anvisa e integrado pelas Visas estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Neste ano de 2020, marcado desde o início pela pandemia mundial ocasionada pelo novo coronavírus, importante se faz destacar a Vigilância Sanitária como órgão integrante da “linha de frente” da guerra coordenada pelos governos e travada por profissionais de Saúde e áreas afins para livrar as pessoas do perigo de morte proporcionado por um inimigo invisível e letal com características ainda desconhecidas até mesmo pela comunidade científica.

No âmbito da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba, as ações de prevenção e combate ao coronavírus foram intensificadas tão logo o governador João Azevêdo decretou (no território paraibano) Estado de Calamidade devido à crise de saúde pública que começava a se agravar em todo o mundo em face da disseminação da Covid-19. Conforme a diretora-geral Jória Guerreiro, desde meados de março de 2020 a Agevisa/PB incluiu na sua rotina de trabalho uma intensa ação informativa e educativa destinada a orientar a população sobre como se proteger frente à nova ameaça, assim como para barrar a propagação do novo vírus no território paraibano.

Além disso, a Agevisa se empenhou no planejamento, implantação e coordenação de barreiras sanitárias para controlar a circulação do novo coronavírus nas divisas estaduais, nos limites municipais e também nas entradas por via aérea, no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (Região Metropolitana de João Pessoa) e hidroviária (no tocante às balsas que fazem o transporte de passageiros entre os municípios de Lucena e Cabedelo).

“Desde a confirmação da situação de pandemia mundial, o Governo da Paraíba entendeu a importância de estruturar o sistema de saúde do Estado, não só para o atendimento às pessoas que viessem a ser infectadas pela Covid-19, mas, sobretudo, para prevenir a entrada e a disseminação do novo coronavírus no território paraibano e também para esclarecer as pessoas sobre a (até então) desconhecida ameaça à saúde pública”, observou a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Viana Guerreiro.

Informação – Dentre as estratégias mais importantes no enfrentamento inicial da pandemia, a diretora-geral da Agevisa destacou o amplo trabalho de informação sobre a ameaça invisível que se espalhava pelo mundo e que começava a colocar em risco de morte a vida de toda a população.

“Nossa preocupação inicial, somada ao trabalho regulatório que marca a rotina da Agevisa na promoção e proteção da saúde das pessoas, foi ajudar a esclarecer a população sobre o que era aquela nova ameaça; sobre o potencial destrutivo do novo coronavírus, e, de forma especial, sobre os procedimentos necessários para evitar sua propagação, com destaque para a higiene pessoal, a higienização dos ambientes, dos objetos e dos alimentos, e para o uso de equipamentos de proteção individual, como as máscaras de proteção respiratória, por exemplo”, ressaltou.

Jória Guerreiro também destacou o empenho pessoal dos profissionais da Agevisa, incluídos os dirigentes, inspetores sanitários e pessoal efetivo, comissionado e de apoio, no enfrentamento ao novo coronavírus, muitos dos quais atuando na linha de frente, em especial nas barreiras sanitárias, que são estruturas importantes para prevenir a circulação do vírus, ampliar os níveis de conhecimento social sobre a doença, promover o encaminhamento correto das pessoas infectadas ou com suspeita de infecção e para notificar adequadamente a ocorrência de casos da Covid-19 junto aos órgãos de saúde estaduais e municipais.

Outro fator importante da atuação da Vigilância Sanitária no combate ao coronavírus, conforme Jória Guerreiro, está relacionado ao amplo aparato legal produzido pela Anvisa e pelas Visas estaduais para proteger as pessoas no tocante ao uso de medicamentos, à qualidade e eficácia dos equipamentos e produtos (máscaras, luvas e álcool em gel e líquido a 70%, por exemplo) e aos demais procedimentos relativos à questão da Covid-19, dentre os quais os testes rápidos para detecção ou não da doença no organismo.

A diretora-geral da Agevisa/PB disse, por fim, estar satisfeita com a atuação da Vigilância Sanitária. “O comprometimento pessoal, aliado ao profissionalismo e ao amplo conhecimento técnico daqueles que hoje integram a Vigilância Sanitária no País, incluindo nossa Paraíba, nos proporciona orgulho e, acima de tudo, nos estimula a atuar de forma cada vez mais efetiva na promoção e defesa da saúde da população. E é este comprometimento e profissionalismo que temos a comemorar, não somente na data de 05 de agosto (Dia Nacional da Vigilância Sanitária), mas durante todos os dias do ano”, enfatizou.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...