Publicado em: 17 maio 2024

Adolescente de 13 anos morre com suspeita de Influenza A na Paraíba

Uma adolescente de 13 anos morreu, nessa quinta-feira (16), no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, no Sertão da Paraíba, com suspeita de ter sido causada pelo vírus influenza A (H1N1). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está investigando a causa da morte da vítima.

De acordo com a SES, um exame tipo swab foi feito na adolescentes após apresentar sintomas. O teste deu positivo, porém ainda falta saber a subtipagem para confirmar se a criança morreu com esse vírus.

Paraíba em alerta

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa quinta-feira (16), situação de emergência em saúde pública em toda Paraíba em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de etiologia viral. Confira o decreto abaixo.

De acordo com o decreto, assinado pelo governador João Azevêdo, ficou decretado por 90 dias, que podem ser prorrogáveis. Na ocasião da situação de emergência  as autoridades podem tomar medidas administrativas necessárias ao atendimento da situação emergencial, observada a legislação em vigor.

Confira o decreto abaixo:

Casos de Síndrome Respiratória

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nessa quarta-feira (15) a morte de uma criança de dois anos está sob investigação, por suspeita de meningite. O óbto ocorreu no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa.

Esta é a terceira morte por suspeita da doença em menos de dez dias.

De acordo com a SES, familiares, amigos e profissionais de saúde envolvidos no caso estão sendo monitorados pela secretaria e pela vigilância do município.

No dia 7 de maio, a Secretaria de Saúde de Campina Grande confirmou a morte de uma criança vítima da doença no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). No último sábado, uma adolescente de 12 anos, do município de Sousa, também faleceu. Ela foi transferida para Patos e, posteriormente, para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde veio a óbito.

Em 2024, a SES registrou 51 notificações de suspeita de meningite, das quais 17 foram confirmadas, 15 descartadas e 19 permanecem em investigação.

Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa — (Foto: Secom-JP)

Dia D de vacinação na Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza o “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe)” em todo estado neste sábado (18). O objetivo é aumentar a oferta da vacina da influenza e melhorar as coberturas nos 223 municípios. A vacina da Influenza foi ampliada para toda a população não vacinada, a partir dos seis meses, entretanto o foco principal da vacinação continua sendo as crianças e os idosos. Durante a mobilização deste sábado, cerca de 700 pontos de vacinação estarão abertos em todo o estado para facilitar o acesso às vacinas.

Os horários da vacinação para o Dia D de vacinação ficam a critério de cada município. A campanha de vacinação contra a Influenza já vem sendo realizada em todo o estado desde o dia 18 de março e vai até o próximo dia 31 de maio. O primeiro Dia D aconteceu no dia 13 de abril. A SES reforça que os municípios precisam continuar intensificando e priorizando a vacinação contra a Influenza nos grupos prioritários, principalmente as crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses e nos idosos, pois, após a avaliação epidemiológica da SES, foi constatada que o maior número de hospitalização por influenza A acontece nestes dois públicos prioritários.

Na Paraíba, o público-alvo da campanha, no total, corresponde a 1.564.374 pessoas. Até agora, foram vacinadas 530.677, sendo idosos – 37,31%; crianças – 35,86%; gestantes – 34,35%; indígenas – 49,17% e puérperas – 26,27%. Os demais grupos são formados por pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e quilombolas.

Em João Pessoa

Os profissionais de saúde que atuam nas salas de vacinas da rede municipal seguem o chamamento e alertam sobre a importância da vacinação que protege contra Influenza. A preocupação é principalmente com a prevenção das pessoas que integram o grupo prioritário, com mais vulnerabilidade e podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de cinco anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade.

As vacinas das campanhas ativas que protegem contra Covid-19, Influenza e dengue estão disponíveis em todas as salas de vacinas da rede municipal, de segunda a sexta-feira, e nos três pontos móveis de segunda a sábado. Nos pontos móveis, o horário ampliado possibilita a continuidade da assistência das pessoas que não conseguem ir até uma sala de vacina durante o horário comercial.

A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde com intuito de ampliar a assistência e evitar complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...